Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre novo transmissor de Nota Fiscal reúne 50 pessoas no SindiVarejista

Palestra sobre novo transmissor de Nota Fiscal reúne 50 pessoas no SindiVarejista

Novo sistema vai substituir as atuais maquininhas usadas nos comércios para emitir a nota fiscal ao consumidor. Palestra no SindiVarejista esclareceu dúvidas

Comerciantes, gerentes e contadores participaram, na manhã da última terça-feira (31), da palestra promovida pelo Conexão Empresarial SindiVarejista sobre o Novo Sistema Transmissor de Nota Fiscal que começará a ser implantado no varejo e em postos de combustíveis a partir do segundo semestre deste ano. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro que focou nas dúvidas sobre a operacionalização e também ressaltou itens da legislação.

O novo sistema vai substituir as atuais maquininhas usadas nos comércios para emitir a nota fiscal ao consumidor, em papel amarelo.  Em seu lugar entrará a operação do SAT CF-e instalado em nova maquininha. A substitui&ccedccedil;ão é muito mais do que uma simples troca de equipamentos. O novo sistema vai permitir que a Secretaria da Fazenda paulista acompanhe diariamente a venda de uma loja, o que, para o fisco, é também uma forma de inibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

O assunto foi abordado pelo engenheiro elétrico Thiago de Carvalho Moura que é especialista no novo modelo. Atualmente, Thiago trabalha como gerente de produtos e soluções com foco no setor de postos de combustíveis na empresa Moura Informática e participou no desenvolvimento de soluções fiscais SPED e SAT do SisMoura.

A palestra

A apresentação durou por mais de 2 horas e entre as explicações o engenheiro abriu espaço para as dúvidas dos presentes. “É um documento fiscal de existência apenas digital, armazenado exclusivamente em meio eletrônico e emitido por meio do Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico – SAT, mediante assinatura digital gerada com base em certificado digital atribuído ao comerciante, de forma a garantir a sua validade jurídica”, afirmou.

Thiago explicou que o SAT autentica o arquivo xml com os dados da venda gerado pelo Aplicativo Comercial, assina o arquivo e posteriormente transmite para a Receita Federal. “Essa transmissão pode ocorrer em até 10 dias após a efetivação da venda. Por isso, não há necessidade de trabalhar online. Esses dados podem ser transferidos na frequ&ecirecirc;ncia escolhida pelo estabelecimento dentro deste prazo”, apontou.

O especialista disse que muita gente tem dúvida de como saber se a transferência ocorreu da forma correta. “Existe um led com a sigla CF no SAT indicando se existe cupom fiscal eletrônico a ser transmitido para a receita. Ao realizar a transmissão do CF-e essa luz se apaga, com isso você fica sabendo se está tudo certo”.

A obrigação de uso do novo sistema será aplicada inicialmente aos postos de combustíveis que deverão usar o ECF até o dia 30 de junho deste ano e, depois dessa data substituí-lo pelo SAT. "Já, qualquer novo estabelecimento ou caso o ECF atingir a validade de 5 anos a partir de 1º de julho, também deve fazer a substituição", esclareceu.

Comerciantes que estiveram na palestra afirmaram que o encontro ajudou a esclarecer dúvidas e acreditam que a mudança não será tão complicada. “Tinha lido sobre as alterações e fiquei preocupado, após a palestra vi que não é tão difícil assim. Achei que tirou muitas dúvidas e isso vai facilitar a implantação em meus estabelecimentos”, afirmou o empresário Célio Kenji Fujisawa que é proprietário da Bonsai Design e também do restaurante Shogun.

Não participou da palestra? Clique aqui e acesse as principais dúvidas esclarecidas no encontro

Agende-se: Gestão de RH tem 2º encontro no pr&oacoacute;ximo dia 14

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br