Home  > Notícias do Varejo  > Parceiros do Sindivarejista, Sesc e Senac oferecem lazer, cultura e qualificação

Há também varejistas que nunca ofereceram aos seus funcionários as vantagens das duas entidades. “Temos como missão o desenvolvimento das pessoas por meio de ações educativas comprometidas com a cidadania e a participação social. Sendo assim, procuramos valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar e agir. Os funcionários do comércio varejista estão inseridos neste contexto, podendo usufruir das atividades promovidas pelo Sesc”, explica Evandro Marcus Ceneviva, gerente do Sesc Campinas que tem hoje 95 mil matriculados.

As contribuições das empresas do comércio, bens e serviços garantem o aporte financeiro que sustenta duas das mais eficientes e respeitadas entidades da sociedade brasileira: Sesc e Senac. O sucesso do sistema mostra a força do comércio e a preocupação histórica do setor com o bem-estar social, a qualidade de vida e a educação. Há 67 anos, os benefícios favorecem comerciantes, comerciários e toda a população. No entanto, há empresários varejistas que ainda não sabem que pagam por esses benefícios – o valor está embutido na Guia de Previdência Social (GPS). Há também varejistas que nunca ofereceram aos seus funcionários as vantagens das duas entidades.

Criado em 1946, como instituição de caráter privado e nacional, o Serviço Social do Comércio (Sesc) não tem fins lucrativos. Ele é fruto da visão de responsabilidade social de empresários do setor de comércio, bens, serviços e turismo para beneficiar seus trabalhadores e a sociedade brasileira. Para se tornar matriculado do Sesc, o interessado deve ter vínculo com o comércio, como funcionário, dependentes ou o próprio empresário. Mas para usufruir de diversos benefícios e cursos, não é necessário ser matriculado.

Benefícios do comércio

Nesse mesmo ano de 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) também foi inaugurado, pelos Decretos leis números 8.621 e 8.622 que autorizaram a Confederação Nacional do Comércio (CNC) a instalar e administrar escolas de aprendizagem comercial em todo território nacional. Atualmente, há um amplo portfólio de cursos nas modalidades técnico, livre e ensino superior.

De acordo com a gerente da regional Campinas do Senac, Irecê Piazentin Nabuco de Araújo, Sesc e Senac nasceram juntos, mas o primeiro voltou-se para o lazer e cultura, enquanto o segundo focou na qualificação profissional. "O comércio evoluiu muito ao longo dessa história do Senac, que acompanhou as mudanças", disse Irecê. "Naquela década de 40, aconteceu a industrialização do país. O desenvolvimento dos serviços era muito importante", lembra a gerente. Hoje, o Senac tem uma editora e uma universidade, na qual os cursos de gastronomia e uma universidade, na qual os cursos de gastronomia e de moda são referência internacional.
Algumas cidades vizinhas de Campinas também têm suas unidades e atividades próprias. Só em Campinas, a média anual de atendimento é de 22 mil pessoas. São mais de 2 mil alunos em cursos técnicos e mais de 1,5 mil aprendizes. "É um benefício do comércio que atende a sociedade como um todo". Comerciantes e comerciários têm algumas vantagens, como desconto de 20% em cursos."

"Há uma série de benefícios que cobram dos empregadores do comércio, no entanto, nós oferecemos muito mais do que a lei determina, disponibilizamos uma estrutura completa, de qualidade, segura e completamente inserida na sociedade. Precisamos fazer melhor uso desses benefícios, que é resultado do nosso trabalho no varejo", defende Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista. "Podemos começar falando para cada um dos nossos funcionários que eles têm à disposição deles o Sesc e o Senac, porque pagamos por isso e devemos fazer bom uso", diz Sanae com convicção.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br