Home  > Notícias do Varejo  > Pesquisa do Sebrae aponta que maioria dos pequenos não divulga na internet

Pesquisa do Sebrae aponta que maioria dos pequenos não divulga na internet

Diz o ditado que a propaganda é a alma do negócio. Com a internet e as redes sociais, então, o empreendedor ganhou aliados poderosos para divulgar seus produtos e serviços e atingir em cheio o consumidor. Na prática, porém, não é bem assim que funciona: uma pesquisa sobre relacionamento com clientes realizada pelo Sebrae-SP mostra que apenas um terço (exatamente 34,2%) das micro e pequenas empresas paulistas utiliza a internet para divulgação do negócio. A sondagem foi realizada em outubro de 2017 no âmbito da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade, e entrevistou 2,7 mil proprietários de MPEs e Microempreendedores Individuais (MEIs) do Estado de São Paulo.

Os dados mostram que ainda há um grande terreno na web a ser explorado por esses empreendimentos e também por outras empresas prestadoras de serviços ligados à internet, que  podem auxiliar os pequenos negócios a aproveitar o meio digital. “Quando pensamos nas grandes empresas, podemos dizer que somos ‘stalkeados’ por elas o tempo todo na internet, especialmente nas redes sociais. Nesse ponto, as micro e pequenas ainda estão atrás e continuam muito apegadas a meios mais tradicionais de divulgação, como o boca a boca e a entrega de folhetos”, afirma Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP.

De acordo com a pesquisa, daqueles que usam a internet para fazer divulgação, 21,9% prefere as redes sociais, como Facebook e WhatsApp. O site próprio da empresa é a opção de 14,4% delas, enquanto outros sites são a escolha de 8,8%. Os percentuais já descontam as respostas em duplicidade, ou seja, a empresa que usa mais de um meio de divulgação pela internet foi considerada uma única vez. Se não forem somadas as diferentes mídias digitais, o principal meio de divulgação do negócio é a tradicional indicação boca a boca, com as respostas de 31,1% dos donos de MPEs. Outros meios utilizados são panfletos, com 5,5%, e anúncios em jornais e revistas, opção de apenas 4,1% das MPEs. Anúncios em rádio e televisão foram citados por 2,3% dos empreendedores.

Para Pugnali, isso mostra que ainda falta aos donos de pequenos negócios estabelecer uma estratégia focada em identificar e alcançar os potenciais clientes. “Empresas como Facebook, Instagram e Google permitem a divulgação de produtos e serviços a um custo baixo, e ainda oferecem ferramentas de análise de resultados que podem orientar futuros lançamentos ou promoções”, observa.

Também chama a atenção o fato de 22,3% das empresas não fazerem nenhuma divulgação de seus produtos e serviços.

Cadastro

Além dos dados sobre divulgação, a pesquisa do Sebrae-SP revelou que 43,1% das empresas de micro e pequeno porte não fazem nenhum cadastro da clientela. Como consequência, isso pode inviabilizar o uso da internet para alcançar o consumidor e divulgar o negócio. Por outro lado, 47,5% disseram que mantêm um cadastro – entre elas, 77,2% afirmam que esses registros são atualizados com frequência, mas outras 21,4% não atualizam o cadastro com regularidade. O restante dos entrevistados, 9,4% não soube informar se há cadastro de clientes na empresa.

Divulgação do negócio

– Apenas 34,2% dos pequenos negócios utiliza a internet