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Procon de Campinas divulga orientações sobre megaliquidações de janeiro

A cartilha reúne várias informações importantes como garantia de produtos, compra de produtos de mostruário, política de troca, itens com defeito, descumprimento de oferta e preços

O Procon de Campinas produziu uma cartilha com orientações sobre as megaliquidações, comuns no mês de janeiro. O informativo pode ser consultado no site do órgão, no endereço: www.procon.campinas.sp.gov.br . A cartilha reúne várias informações importantes para o consumidor, entre elas o direito à informação clara e objetiva como garantia, compra de produtos de mostruário, política de troca, itens com defeito, descumprimento de oferta e preços.
 
O consumidor deve ficar atento à garantia do produto, que tem que ser entregue no momento da compra. O documento deve conter qual o prazo de garantia do item adquirido, locais da assistência técnica e manual de instruções. Por lei, produtos duráveis têm 90 dias de garantia; enquanto no caso dos não duráveis, o prazo é de 30 dias. Há, ainda, a garantia contratual, estabelecida no termo de compra.
 
Outro cuidado é com relação aos produtos de mostruário. O consumidor deve avaliar o estado da mercadoria. Independentemente disso, é importante observar que os vícios (defeitos) constantes no produto adquirido, não poderão comprometer a funcionalidade do mesmo, sendo o fornecedor responsável pelos vícios que impeçam a utilização do bem adquirido.
 
De acordo com o diretor do Procon de Campinas, Ricardo Chiminazzo, além dos cuidados com o produto e documentação, o consumidor também deve avaliar o custo/benefício do produto e se tal despesa está dentro do orçamento familiar. “No início do ano, o consumidor tem muitos compromissos financeiros, além do impacto das festas de fim de ano. Por isso, antes da compra é importante verificar se há realmente necessidade de tal produto e se o valor está dentro do orçamento doméstico. Não é bom começar o ano com despesas fora do programado”, explica.
 
O consumidor que encontrar alguma irregularidade, pode fazer a denúncia pelo telefone 151, além de poder esclarecer suas dúvidas. Além desse, outros canais do Procon estão disponíveis para o registro de reclamações:
 
Procon Digital – reclamações on-line (www.procon.campinas.sp.gov.br) e as unidades fixas do órgão:
– Poupatempo Centro – Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados, das 7h às 13h;
– Poupatempo Campinas Shopping – Rua Jacy Teixeira de camargo, 940, Jardim do Lago – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado, das 8h às 14h;
– Agiliza Campinas – Barão Geraldo – Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da
Subprefeitura de Barão Geraldo – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h;
– Unidade Horto Shopping Ouro Verde – Rua Armando Frederico Renganeshi,
61 Jardim Cristina – Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
 
CUIDADOS QUE O CONSUMIDOR DEVE TER:
 
– Estabeleça um limite para gastar, assim você não extrapola o orçamento doméstico;
 
– Atenção: compras apressadas podem trazer surpresas posteriores quanto aos preços, formas de pagamento e vícios de qualidade (defeitos) dos produtos e serviços adquiridos;
 
– Verifique se as embalagens dos produtos contêm todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor etc);
 
– Exija a nota fiscal;
 
– Verifique a política de troca da loja. Peça por escrito o prazo eventualmente concedido pela loja para troca do produto por liberalidade;
 
– Guarde todo o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo);
 
– Pesquise preço e formas de pagamento: taxas de juros, número de prestações, valor das prestações, preço total à vista e preço total com o financiamento;
 
– Se tiver problemas com algum fornecedor procure os órgãos de defesa do consumidor de sua cidade.

Fonte: Procon Campinas