Home  > Notícias do Varejo  > Região de Campinas avança e amplia horário e capacidade de atendimento no comércio

Região de Campinas avança e amplia horário e capacidade de atendimento no comércio

Com isso, o comércio pode aumentar o horário de atendimento aos clientes – de quatro para seis horas diárias e aumentar a capacidade de atendimento que passa de 20% para 40%

As cidades da região de Campinas avançaram para a fase amarela, do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena de combate ao coronavírus, do governo do Estado. A medida foi anunciada na sexta-feira (7).

Com isso, o comércio pode aumentar o horário de atendimento aos clientes – de quatro para seis horas diárias e aumentar a capacidade de atendimento que passa de 20% para 40%. Além disso, a nova fase libera o funcionamento de salões de beleza, restaurantes, bares e academias.

Em Campinas

Em Campinas o avanço de fase foi anunciado pelo prefeito Jonas Donizette em transmissão pelas redes sociais hoje cedo.

A implantação das regras da fase amarela da flexibilização na cidade começou no último sábado (8) quando também foi publicado uma edição extra do Diário Oficial com o decreto da flexibilização. Veja o decreto de Campinas aqui.


Mudanças:

Comércio de rua – Na nova fase o comércio de rua (inclusive galerias) em Campinas passa a funcionar seis horas por dia, antes eram quatro. Será das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos fins de semana e feriados. A capacidade de atendimento passa de 20% para 40%.

Shoppings – Os shopping centers também passam a funcionar por seis horas por dia, antes eram quatro. Os horários de funcionamento ficarão a critério de cada shopping que se dividiram em dois grupos.

-> Grupo 1 – ficou definido o funcionamento, todos os dias, das 12h às 18h, nos shoppings Iguatemi, Galleria, Unimart, Spazio Ouro Verde,  Jaraguá e Prado Boulevard.

-> Grupo 2 – ficou definido o funcionamento, todos os dias (exceto aos domingo), das 15h às 21h, nos shoppings Parque D. Pedro, Parque das Bandeiras e Campinas Shopping. Aos domingos esses shoppings também funcionarão entre 12h e 18h.

A capacidade passa a ser 40% para todos. Os valets poderão funcionar. Cinema e teatro não estão autorizados ainda.

Já as praças de alimentação dos shoppings – Será permitido o funcionamento das praças de alimentação, que estejam instaladas ao ar livre ou em áreas arejadas, no mesmo horário do shopping, também com capacidade de 40%.

A Prefeitura de Campinas criou um manual com todas as regras estabelecidas para a fase amarela. Acesse aqui

“Estamos passando para a Fase Amarela, com todo cuidado que merece, para que possamos permanecer, caminhar adiante e retomar as atividades. Peço a responsabilidade de todos para que possamos continuar com bons indicativos e melhorar outros, para buscar a estabilidade”, disse o prefeito.

O SindiVarejista de Campinas e Região recebeu a notícia com alívio e otimismo, principalmente pela ampliação do horário de atendimento já acontecer neste sábado, véspera do Dia dos Pais. “Ir para a Fase Amarela é uma grande notícia porque estamos avançando nessa retomada. Mais uma vez é importante lembrar que a responsabilidade é de todos. Comércio, colaboradores que estão fazendo sua parte e, também, da população”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Declaração de Estabelecimento Responsável

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, todos os estabelecimentos devem emitir a Declaração de Estabelecimento Responsável e anexar em local visível.

A Declaração está disponível para ser impressa, gratuitamente, no site da Prefeitura da Campinas (www.campinas.sp.gov.br) , na página Covid-19, basta clicar no banner. Todos os protocolos sanitários, com as especificidades de cada atividade, também devem ser consultados e estão disponíveis no portal Covid.

Todos os setores autorizados a funcionar devem continuar a seguir as medidas sanitárias de combate à disseminação do coronavírus, como evitar aglomeração e fluxo intenso de pessoas, uso de álcool gel, uso de máscaras em todos os lugares e distanciamento social.

Está com dúvidas?  Entre em contato com nosso Departamento de Relacionamento pelo telefone: (19) 99946-6361 ou pelo e-mail: falecom@sindivarejistacampinas.org.br