Home  > Notícias do Varejo  > Saiba mais sobre Contribuição Sindical Patronal e seus resultados

Saiba mais sobre Contribuição Sindical Patronal e seus resultados

Fique atento às datas das contribuições de 2015; amanhã, sexta, vence a sindical patronal

Graças à Contribuição Sindical anual patronal obrigatória, o Sindivarejista lançou em 2012 o programa Conexão Empresarial que em dois anos promoveu uma série de ações que uniram sindicato, comerciantes varejistas, contadores e parceiros, todos em busca de soluções e melhorias para seus negócios. Centenas de pessoas participaram das atividades realizadas em 2014, e em 2015 o Sindivarejista planeja novas ações do projeto Conexão Empresarial voltadas para o fortalecimento do varejo.

CAPITAL SOCIAL

O prazo de recolhimento da Contribuição Sindical anual patronal segue até o dia 31 de janeiro de 2015. Para quem tem dúvida sobre o valor, a tabela para consulta e cálculo está disponível no site do Sindivarejista. O valor é calculado de acordo com o Capital Social da empresa. O Sindivarejista alerta para que os empresários do comércio recolham somente a guia encaminhada pelo sindicato patronal ou acessada no site do Sindivarejista. Nunca utilize guias encaminhadas por outros meios referentes a esta contribuição. No início do ano é comum instituições mal intencionadas enviarem boletos cobrando taxas indevidas.

PASSO A PASSO

O Sindivarejista encaminhou, pelos Correios, a contribuição juntamente com um manual impresso de como fazer o cálculo. O passo-a-passo está no verso do documento e contém informações detalhadas sobre a tabela. Ele mostra que o primeiro passo ao consultar a tabela é verificar a classe da empresa a partir do Capital Social registrado na Junta Comercial. Na sequência, é preciso calcular a alíquota correspondente ao Capital Social.

BENEFÍCIOS

A Contribuição Sindical é a principal fonte de custeio das entidades sindicais e é toda revertida em benefícios para os próprios varejistas. Ela é obrigatória a todos os integrantes da categoria representada pelos sindicatos, independente de filiação como associado. O valor recolhido é fundamental para que o sindicato continue oferecendo aos seus representados os diversos benefícios, entre eles assistência jurídica gratuita, convênio de saúde com valores menores e a realização de cursos, palestras e consultorias gratuitas. No site do Sindivarejista o contribuinte pode acessar a área Transparência onde encontra as informações referentes ao encaminhamento da contribuição.

CONTRIBUIÇÕES 2015

31 de Janeiro > Sindical Patronal
30 de abril > Confederativas Patronais
31 de agosto > Assistencial Patronal

RESULTADOS

O ano de 2014 já é destaque dentro da história do Sindivarejista. Em abril, ele completou 70 anos e, ao longo do ano, promoveu dezenas de atividades e ações que contribuíram para o fortalecimento do setor e dos empresários varejistas. As palestras, grupos de estudos, treinamentos, seminários e eventos promovidos pelos projetos Conexão Empresarial Sindivarejista e Conexão Social Sindivarejista podem ser lembrados nesta Retrospectiva 2014 que o Nosso Varejo traz em sua edição de fim de ano.

Uma das empresárias varejistas que mais se envolveu nas atividades do Sindivarejista foi
a comerciante Patrícia Kik, proprietária da Andorinha Parafusos. Ela ingressou neste ano no
grupo de estudos do varejo e elogiou o formato. “É inovador, enriquecedor e terapêutico. Todo
mês ansiava pelo encontro para discutir temas importantes da minha empresa”, afirmou.

Também participaram das atividades os diversos parceiros, entre eles os contadores. O contador Nabor Ferreira da Silva foi presença marcante nas atividades. “Ganho mais conhecimento participando das atividades. Essas ações enriquecem o profissional”, afirmou. Enquanto o Conexãatilde;o Empresarial Sindivarejista promoveu o conhecimento do setor, o Conexão Social Sindivarejista deu continuidade ao seu trabalho de educação e conscientização para a sustentabilidade, em Campinas e em Indaiatuba, ao lado de importantes parceiros: Secretaria de Educação de Indaiatuba, Sesc, Sebrae e Amatra XV.

RETROSPECTIVA 2014
CONFIRA MÊS A MÊS AS ATIVIDADES DO SINDIVAREJISTA

FEVEREIRO
– Posse da nova diretoria e presidência (gestão 2014/2018). A atual presidente Sanae Murayama Saito foi reeleita; tomaram posse os diretores Carlos Antonio Pistoni, dalma de Alvarenga Oliveira, Mário Tempesta Filho, Sérgio Mitsuro Nakano, Edson Shimabukuro, Yuri Ueti Uehara Kuniyoshi, Flávio Yokio Kushi, Nadir Alvarenga Melo, Dalva Maria das Dores Ribeiro Lemes e Antonio Guinosa.

MARÇO
– Conexão Social retoma as atividades em Indaiatuba com apresentação para docentes do
ensino municipal.
– Sindivarejista em parceria com o Sincomavi leva representados à 20ª edição da Feicon Batimat,
principal evento da Construção da América Latina, em São Paulo.

ABRIL
– Retomada dos ciclos de palestras com especialistas do varejo. Primeira apresentação, dia 9, falou sobre “Redes Sociais como Ferramentas de Vendas”.
– Primeira reunião do ano do grupo de Gestão de RH no Varejo, no dia 15. O tema do encontro foi “Auto Conhecimento como Competência”.
– O Conexão Social apresenta o “Teatro do Orçamento Familiar”, na abertura do 4º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV). A peça também marcou o início das atividades de 2014 do Conexão com o Programa TJC.
– O teatro também foi apresentado para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Indaiatuba, na Escola Ambiental Bosque do Saber.

MAIO
– No dia 6 acontece a festa dos 70 anos do Sindivarejista comemorado no Sesc Campinas. A celebração reuniu 300 pessoas, entre autoridades municipais, como o prefeito Jonas Donizette, juízes e representantes de entidades do setor. No mesmo evento foi lançada a Revista Sindivarejista Edição Especial, em comemoração aos 70 anos. Também foi apresentado o teatro do “Orçamento Familiar”, e para fechar a festa o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortela apresentou a palestra: O Comércio é o Agente do Desenvolvimento Local.
– Sindivarejista e Senac realizam em parceria o curso “Formação de Preço”. Segundo encontro do grupo de Gestão em RH para o Varejo que falou sobre “Profissionalização das Empresas Familiares”.

JUNHO
– Palestra promovida entre Sindivarejista e Instituto Latino Americano para o Desenvolvimento e Cultura (Iladec) sobre “Comunicação para o Varejo”.
– Terceira reunião do grupo de Gestão de RH no Varejo com a apresentação do gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, sobre “Empreendedorismo e Liderança”.
– O Conexão Social Sindivarejista lança durante a Semana Mundial do Meio Ambiente o Banco de Boas Práticas Sustentável no Varejo.
– Dez empresas do varejo começaram a receber consultorias especializadas dos alunos de pós-graduação em Marketing Digital do Iladec.

JULHO
– Sebrae promove o Workshop Mulheres de Sucesso no Espaço Conexão Empresarial.
– Quarto encontro do Gestão de RH no Varejo discute “Gestão por Competências”.
– Palestra “Ações Promocionais no Comércio Varejista” com apresentação de dois especialistas da área.
– Sindivarejista leva a palestra de esclarecimento sobre o eSocial à Câmara Municipal de Campinas em parceria com entidades.
– Início do período de Negociações Coletivas de Trabalho 2014/2015.

AGOSTO
– Quinto encontro do Grupo de RH discute o tema “Tudo sobre Convenção Coletiva de Trabalho”. O tema antecedeu a 1ª Assembleia Geral Coletiva.
– Segundo curso em parceria com o Senac de “Recrutamento e Seleção no Varejo”.

– Palestra “A importância do Google para o Varejo”.
– Conexão Social junto com o Sebrae levou a palestra “Via Empreender” para 150
estudantes da EJA de Indaiatuba.

SETEMBRO
– Parceria entre Conexão Social e Direção Cultura promove a palestra “Leis de Incentivo Fiscal: O que são e como aplicá-las”.
– Palestra sobre estoque em parceria com Sebrae lota o Espaço Conexão Empresarial.
– Sexto encontro de Gestão de RH com o tema “Demandas Trabalhistas”.
– Conexão Social em parceria com o Sebrae, em Indaiatuba, realiza oficinas de Empreendedorismo com os alunos da EJA.
– O programa do TJC com apoio do Conexão Social leva juízes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15ª) para visitar estudantes da EJA em Indaiatuba.
– Apresenta palestra sobre Sustentabilidade em parceria com a Escola do Legislativo no plenarinho da Câmara de Campinas.
– Apresenta o teatro do Orçamento Familiar para funcionários e educadores do Instituto Jacarandá, em Campinas.

OUTUBRO
– Assinatura da Convenção Coletiva para Vinhedo e Itatiba, Campinas, Paulínia e Valinhos, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis e Indaiatuba.
– O Sindivarejista participa da Semana do Empreendedor do Sebrae no Largo do Rosário.
– O sétimo encontro de Gestão de RH fala sobre “Resolução de Conflitos no Varejo”.
– Contadores em parceria com Direção Cultura e Associação dos Contadores de Indaiatuba (AESCI) participam de palestra sobre Leis de Incentivo Fiscal.
– O Conexão Social volta à Câmara para falar de Sustentabilidade com 200 alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
– Segunda palestra de esclarecimento sobre eSocial na Câmara de Campinas promovida pelo Sindivarejista e parceiros atrai 300 pessoas.
– Conexão Social, Sebrae, Sesc e alunos da EJA visitam o TRT 15ª em Campinas.

NOVEMBRO
– Conexão Social também participa do encerramento do TJC, da Amatra XV, com alunos
da EJA de Campinas.
– Oitavo e último encontro do grupo de Gestão de RH no Varejo com a palestra “A importância
do RH no Varejo e Como Identificar Líderes de Sucesso”.
– Conexão Social faz encerramento do ano com show de violeiro e apresentação de trabalhos da
EJA, em Indaiatuba.
– O Sindivarejista apoia o projeto do Sesc Campinas “Cidade Ocupada”.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br