Home  > Notícias do Varejo  > Sebrae lança cartilha para varejistas incrementarem as vendas da Páscoa deste ano

Sebrae lança cartilha para varejistas incrementarem as vendas da Páscoa deste ano

Instituição lança cartilha para instruir empreendedores por meio de dicas que vão da montagem de vitrines à criação de ações promocionais

A fim de dar dicas a empreendedores para que aumentem as vendas durante a Páscoa, o Sebrae-SP lança a cartilha Venda Melhor – Páscoa 2015, com informações úteis ao micro e pequeno empresário sobre como se comunicar com os clientes de forma assertiva, o cuidado com as embalagens, sugestões de promoção e sobre como preparar uma boa vitrine, entre outras dicas e curiosidades.

“A Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo e deve ser planejada com cautela. O empresário precisa estar atento principalmente no que diz respeito às compras, pois, caso haja sobra, pode haver o encalhe dos produtos”, explica Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP. Segundo ele, é importante reorganizar o espaço e estar atento ao atendimento. “A imagem positiva e organizada do negócio pode ser a chave para o sucesso nas vendas”, complementa.

ACESSE AQUI A CARTILHA

Dentre as dicas apresentadas na cartilha, o atendimento aparece com princípios básicos que nunca devem ser esquecidos pelo empresário. Alguns deles são:

•         Os clientes são a razão de qualquer negócio;

•         Somente os clientes farão com que seus lucros ultrapassem os seus custos;

•         Os clientes sabem que a confiança é a base de qualquer relacionamento comercial;

•         A concorrência sempre vai existir. E os clientes sabem disso;

•         Faça com que seja fácil comprar.

Outra dica importante ao pequeno empreendedor é separar uma verba para a propaganda, principalmente para divulgar as ofertas especiais de Páscoa e chamar os clientes. Lembrando sempre que as promoções devem ser anunciadas, ao menos, 15 dias antes da data e a comunicação reforçada uma semana antes.

A vitrine é outro ponto importante, já que precisa chamar atenção do cliente. Ela deve ser uma espécie de trailer de um filme, mostrando resumidamente o que o cliente deve saber e, após isso, levá-lo a assistir ao filme – ou seja, entrar na loja. Algo importante na decisão da compra são as embalagens, que na Páscoa costumam ser caprichadas e coloridas. De acordo com a cartilha do Sebrae-SP, a evolução do mercado e a maior competição entre os produtos fizeram com que a embalagem se tornasse um fator de influência na decisão dos consumidores.

Como já foi dito, a comunicação no ponto de venda também é essencial para o sucesso dos negócios. A cartilha traz algumas dicas para explorar o ambiente da loja e vender mais na Páscoa:

–  Faça propaganda dentro da loja;

–  Toda a propaganda dentro da loja deve ser fácil e rápida de compreender;

–  Utilize letreiros indicativos, placas decorativas, banners etc.

Na cartilha Venda Melhor – Páscoa 2015, também há sugestões de ações para complementar o marketing digital da empresa e outras informações. Acesse o conteúdo por meio do link: http://sebr.ae/sp/vmpascoa2015.

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a estimativa é de que as vendas para a área de ovos cresça até 2% este ano em relação à Páscoa do ano passado, já que o preço do chocolate cresceu menos que a inflação.  Ou seja, é hora de aproveitar o momento para lucrar mais. O importante é que o empreendedor saiba que deve, antes de tudo, preparar um planejamento e pensar na data como uma boa oportunidade para melhorar seus negócios.

Fonte: Sebrae