SindiVarejista alerta para prazo final da Certificação Digital para o eSocial

11 . jun . 2018 Imprimir esse Artigo

Faltando menos de um mês para a implantação do eSocial em todas as empresas do País o SindiVarejista alerta os empresários do varejo para que não deixem para providenciar ou renovar o Certificado Digital na última hora. É bom lembrar que sem ele não há como cumprir a exigência.

Todas as empresas terão de se adequar ao eSocial, à exceção dos Microempreendedores Individuais que trabalhem sozinhos, sem empregados. Todos terão de informar o governo, por meio do eSocial, sobre as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. De acordo com o governo, o eSocial irá facilitar a vida dos empresários, na medida em que reúne 15 obrigações, como o Comunicado de Acidente do Trabalho e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

“Como regra só poderá enviar os dados do eSocial quem tiver certificado digital. As emrpesas que ainda não tem a certificação devem buscar então obter esse certificado”, afirmou a advogada da FecomercioSP e especialista em Direito Tributário e Previdenciário, Sarina Sasaki Manata. Ela esteve no SindiVarejista no mês passado para falar sobre as exigências e últimas adequações para o início do eSocial nas empresas do comércio.

Para seus associados o SindiVarejista disponibiliza uma parceria com a empresa New Cert com valores diferenciados. Confira!

Vale ressaltar que o Certificado Digital disponibiliza muitas funções, possibilitando a emissão de notas fiscais eletrônicas, a assinatura de contratos digitais, o acompanhamento de processos legais, a consulta e regularização da situação cadastral e fiscal, a emissão de certificados, a declaração do Imposto de Renda, entre outras.

 

Quais os benefícios?

Com a Certificação Digital é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativo para a disponibilização de diversos serviços com maior agilidade, facilidade de acesso e redução de custos. A certificação digital foi criada com o intuito de combater a fraude e outros crimes digitais, inclusive o roubo de identidade, assegurando a integridade das informações.

Para mais informações entre em contato: falecom@sindivarejistacampinas.org.br ou pelo telefone (19) 3775-5560.

eSocial

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas pelo qual os empregadores vão informar, de forma unificada, todas as obrigações referentes aos empregados. Os órgãos do governo que participam são a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Desde janeiro deste ano, cerca de 14 mil empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passaram a transmitir dados referentes à folha de pagamento para o sistema eSocial. Essa obrigação, a partir de 1º de julho, caberá também a todas as empresas do País, um total estimado em 20 milhões.


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