Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista apresenta projeto social na Câmara

Sindivarejista apresenta projeto social na Câmara

Conexão Social Sindivarejista é apresentado aos vereadores da Câmara Municipal de Campinas na sessão Primeira Parte

Por indicação do vereador Thiago Ferrari (PMDB), a primeira parte da reunião ordinária desta quarta-feira (02/03) da Câmara Municipal de Campinas será reservada para a divulgação do projeto Conexão Social, desenvolvido pelo Sindivarejista de Campinas e região.

O projeto envolve alunos, professores, moradores e comerciantes do Campo Grande e Ouro Verde, região da cidade que possui população de aproximadamente 500 mil habitantes.

A primeira comunidade a receber o projeto foi a região do Ouro Verde. Além de promover oficinas de sustentabilidade com alunos e professores das Escolas Municipais André Tosello e Carmelina de Castro Rinco, o projeto envolve os varejistas locais, que resgataram a história do varejo na região por meio da construção da Linha do Tempo.

O trabalho resultou no video-documentário “Memória do Varejo: Jardim Aeroporto”, que registra a história de vida dos comerciantes e destaca a função do varejo como agente de desenvolvimento social. Em 2011, o projeto será implantado em outras regiões.

Idealizado pela presidente do Sindivarejistae, Sanae Murayama Saito, o projeto possui dois eixos de atuação: memória do varejo e educação para a sustentabilidade. O primeiro busca valorizar o comércio local a partir do registro da história de vida de varejistas que contribuíram e atuam no desenvolvimento da comunidade onde o programa atua.

Já o segundo trabalha o consumo sustentável a partir de oficinas de orçamento familiar, palestras, caminhada fotográfica e visitas ao comércio local com a participação de alunos e professores, moradores e varejistas.
Todas essas atividades desenvolvidas desde o ano passado culminaram com a exposição Conexão Social, montada no Terminal Ouro Verde nos meses de setembro e outubro de 2010. “É importante resgatar a História do bairro porque um povo sem História não tem força. E a força deste comércio trouxe desenvolvimento para a região do Ouro Verde”, destaca Sanae.

Da região do Ouro Verde, o Conexão Social seguirá para os municípios de Indaiatuba e Itatiba.

Texto: Assessoria de imprensa do gabinete do vereador Thiago Ferrari 

Clique aqui para ver a matéria no site da Câmara Municipal