Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista faz atendimento na 7ª Semana do MEI do Sebrae

SindiVarejista faz atendimento na 7ª Semana do MEI do Sebrae

O SindiVarejista está com um stand de atendimento na tenda montada pelo Sebrae Campinas para a 7ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) que ocorre até a próxima sábado, dia 18, no Largo da Catedral, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro. Colaboradores do SindiVarejista estão prestando atendimento aos interessados sobre as principais ações […]

Colaboradores do SindiVarejista estão prestando atendimento aos interessados sobre as principais ações relacionadas à Convenção Coletiva de Trabalho, Salário de Ingresso e Trabalho aos Feriados.

O evento do Sebrae é anual e promove uma ampla programação gratuita com atendimento, palestras e oficinas.

As atividades têm como objetivo principal a capacitação dos Microempreendedores Individuais, por meio de oficinas gratuitas e orientações sobre as obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, orientações com relação ao preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

A programação também contará com a parceria do Banco do Povo para orientação sobre concessão de microcrédito, do INSS com informações sobre os benefícios sociais para quem formaliza a atividade pelo MEI, al&eeacute;m do Sesi e Corpo de Bombeiros.

O Escritório Regional do Sebrae-SP, no bairro Vila Nova, também terá atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h e plantão no sábado (18/4), das 9h às 12h.

Na Casa do Empreendedor serão apresentadas duas oficinas com o tema SEI Controlar Meu Dinheiro, visando orientar os microempreendedores individuais sobre os cuidados na gestão do dinheiro e a importância do fluxo de caixa.

De acordo com o gerente Regional do Sebrae-SP em Campinas, José Carlos Cavalcante, a semana é uma ação de mobilização importante que facilitará o atendimento ao microempreendedor individual no esclarecimento de dúvidas sobre obrigações legais, a exemplo da Declaração Anual e possibilitará a capacitação em temas fundamentais como finanças.

Sobre o MEI

Para ser um microempreendedor individual, além do limite de faturamento, o interessado não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), possibilitando a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais, além dos benefícios da Previdência como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Enquadrado no Simples Nacional, o MEI é isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e recolhe, mensalmente, apenas o pagamento mensal de R$ 39,40 (INSS), acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio de carnê emitido através do Portal do Empreendedor, além de taxas estaduais/municipais que devem ser pagas dependendo do estado/município e da atividade exercida.

7ª Semana do Microempreendedor Individual

Onde:

Tenda do MEI no Largo da Catedral (Praça José Bonifácio, s/n, Centro)

Casa do Empreendedor (Av. Campos Sales, 427, Centro)

Sebrae-SP ER Campinas (Av. Imperatriz Leopoldina,272, Vl. Nova)

Quando: 13 a 18 de abril, de segunda à sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 12h

13/04 – Segunda-feira

10h às 12h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco" (Tenda)

14h às 16h – Palestra Tudo que o Empreendedor Individual precisa saber para estar legal (Tenda)

14/04 – Terça-feira

10h às 12h – Palestra Sesi: "Segurança Alimentar" (Tenda)

14h às 16h – Palestra Corpo de Bombeiros: "Segurança e Risco" (Tenda)