Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista participa da 7ª Feira Literária de Indaiatuba

Sindivarejista participa da 7ª Feira Literária de Indaiatuba

Projeto Conexão Social Sindivarejista apresenta o Blog do Julio a dezenas de crianças e adolescentes que fizeram fila para escrever no blog. Sesc também participou

Dezenas de pessoas participaram no último sábado (19) da 7ª edição da Feira Literária de Indaiatuba que aconteceu no Espaço Viber. O evento teve a participação pelo terceiro ano consecutivo do Sindivarejista em parceria com a Secretaria de Educação. Este ano o Sindivarejista apresentou o Blog do Julio para crianças e adolescentes que formaram longas filas em frente ao stand do sindicato para receberem material educativo (entre eles, a Caderneta do Orçamento Familiar, revistinha do Julio e jogos de tabuleiro do Consumo Consciente). No local, jovens e crianças também foram informados de como acessar o blog para aprender dicas de como inserir o consumo sustentável e consciente no dia a dia. 

Uma segunda ação do Sindivarejista em parceira com o Sesc levou para os corredores da feira dois contadores de histórias que ao som de violino distribuíram poemas de “O Carteiro e o Poeta”, de Pablo Neruda, e pequenas poesias de Millôr Fernandes.

Para a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, participar da Feira Literária é uma grande satisfação. “Agradecemos a oportunidade, pelo terceiro ano consecutivo, de estarmos lado a lado com a Secretaria de Educação nesse projeto de grande visibilidade, fruto do ‘Ler Faz Bem’”, afirmou. “Acreditamos na Educação como forma de transformação social e crescimento individual de cada cidadão.”

De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, Lucelaine Borges Zampolin Dias, a parceria também é importante para a Prefeitura. “Educação para o consumo e educação financeira fazem parte das temáticas do Ministério da Educação consideradas importantes”, afirmou.

Stand movimentado

O personagem Julio chamou a atenção dos pequenos durante a feira. Muitos quiseram conhecer e entender como fazer para falar com o novo amigo que adora passar dicas sobre sustentabilidade em seu blog. A pequena Beatriz Marques de Souza, de 6 anos, quis deixar um recado ao menino no blog. “Contei pra ele que tenho um cofre onde guardo moedas e não jogo sujeira no chão. Também levo sacola de lixo na praia para não estragar a natureza”, disse a pequena que estava acompanhada da mãe Aline Juliana Marques, de 26 anos. “É nossa responsabilidade despertar nas crianças essa consciência. Vou utilizar o blog, que é uma forma divertida e atraente, para crescer ainda mais isso nela”, afirmou.

Os amigos Gustavo Ferreira da Silva e Renato Guimarães, ambos de 10 anos, também não perderam oportunidade de escrever para o Julio e afirmaram que irão visitar com frequência sua página na internet. “O jogo do Julio é muito legal porque ajuda a ver como as pequenas atitudes ajudam as pessoas e a natureza”, afirmou Gustavo. Já Guilherme disse que ia entregar a Caderneta do Orçamento Familiar aos pais. “Eles já me ensinam a poupar porque quero um videogame novo. Agora com as dicas vou conseguir juntar mais dinheiro”, disse.

As crianças também participaram do Concurso Cultural para concorrer a um kit com camiseta exclusiva do blog. Elas escreveram uma frase sobre o que acham que a Feira Literária de Indaiatuba tem a ver com o Blog do Julio. O concurso ainda está valendo quem quiser participar pode entrar no site: sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio// e escrever a frase. As 15 melhores frases serão selecionadas e premiadas com os kits. A divulgação será no dia 28 de outubro.

Além das crianças, a apresentação do Blog chamou a atenção de adultos que estavam na feira. A diretora pedagógica do Colégio Escala, Rosângela Silva, conheceu e elogiou a iniciativa do Blog. “Vou levar o material e apresentar como ferramenta pedagógica durante as aulas. Vamos acompanhar os post do Blog”. A também coordenadora pedagógica da Escola Infantil Crescer, Luciana Gadolfi, afirmou que está desenvolvendo um projeto de consumo sustentável com as crianças da escola e vai utilizar o material do Blog do Julio. “Temos que despertar nas crianças essas iniciativas para crescerem conscientes. O Blog veio de encontro as minhas aspirações e vou incluir no projeto. Faltava um blog com mais cara de criança”, disse ela.

Poesias

Os atores Leonardo Mologni e Rodrigo Nasser levaram palavras doces e sábias, além de boa m&uauacute;sica as pessoas que visitavam a feira. A dupla se aproximava das pessoas que caminhavam pela feira e entregavam papeis com pequenas poesias. “Foi muito criativo e agradável. São belas frases que somada a uma boa música, fazem brotar sorriso no rosto”, afirmou o enfermeiro Valdir de Marchi.

7ª Feira Literária

A Feira Literária de Indaiatuba é um evento que já faz parte do calendário oficial do município. Esse ano, mais de 12 mil livros foram expostos, todos construídos artesanalmente, além dos Livros Virtuais de cada ano/série eleitos na etapa de seleção final das Escolas de Ensino Fundamental. Todos os 18 mil alunos do Ensino Infantil e Fundamental estão envolvidos no projeto. A descrição completa do projeto ‘Ler faz Bem’ poderá ser encontrada no site da Prefeitura de Indaiatuba, no link Portal da Educação. 

Conexão Social Sindivarejista

O Sindivarejista investe na Educação com ações voltadas para jovens e crianças, como o Blog do Júlio, que transmite informação e educação para o consumo consciente. Nos últimos três anos, também realizou em Indaiatuba o programa Conexão Social Sindivarejista nas turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) das escolas da cidade, colhendo resultados revigorantes no que diz respeito à dignidade do ser humano.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br