Home  > Notícias do Varejo  > Sindivarejista promoverá oficinas de informática para varejistas

Sindivarejista promoverá oficinas de informática para varejistas

Para enfrentar as novas exigências do mercado, automação é fundamental. Cursos terão foco para iniciantes e também para avançados com sugestões de softwares

No dia a dia, aplicar a automação comercial está se tornando uma realidade para os comerciantes. Proprietários de mercados, lojas de calçados, de produtos variados entre outros, estão vendo a necessidade da utilização da informática nos processos diários para dar agilidade e precisão às vendas.

Até pouco tempo atrás, a tecnologia não era acessível aos pequenos empreendedores do setor varejista e muitos deles nem imaginavam os benefícios que ela traria. Felizmente esta situação mudou. Muitos já perceberam que por meio dela as pequenas empresas podem melhorar seu controle interno, criando condições mais favoráveis para enfrentar as novas exigências do mercado, já que a disputa pelo consumidor está cada vez mais acirrada.

Inclusão digital

Pensando em melhorar e adaptar a automação a seus associados, o Sindivarejista criará, a partir do próximo ano, oficinas de informática para promover a inclusão digital dos comerciantes dentro do Programa Conexão Empresarial lançado em setembro do último ano. A ideia é trazer grupo de varejistas para passar por aulas com professores experientes que darão dicas iniciais de conhecimento de informática, e para os mais avançados, informações sobre ferramentas de software para agilizar as vendas e pós-vendas dos varejistas.

De acordo com a presidente do sindicato, Sanae Murayama Saito, a maioria dos varejistas tem mais de 40 anos e não nasceu na era digital. “Vamos ter que apresentar a máquina a eles, começando com programas básicos, como Excel, e ensiná-los a fazer planilhas. Aos poucos vamos introduzindo os softwares, mas também algo básico, que todos consigam usar sem problemas”, explicou Sanae.

Ágil e competitivo

“O varejista tem que perceber que precisa implantar as mudanças. O consumidor está cada dia mais seletivo e exigente. Ele quer agilidade nos processos e ter produtos à disposição, além de segurança durante o processo de compra”, afirmou Sanae.

Para o consultor da TOTVS Interior, João Antonio da Silva, a informatização do varejista é de extrema importância para o sucesso do negócio. “Estamos em uma época em que todos têm acesso a internet. Tudo está lá. E o comerciante já tem consciência disso, ele sabe que desde o pagamento é feito pela rede, a cobrança também. O consumidor está lá na internet”, afirmou Silva.

O consultor disse que sabendo utilizar as informações, que facilmente podem ser adquiridas, dá para sair na frente de qualquer concorrência. “A automação é de extremo valor. O varejista precisa ter um sistema não só para controlar estoque, para efetuar pagamentos, as informações que eles podem ter a mão servem para fidelizar a clientela e com baixo custo. Não custa nada saber o perfil de seu cliente, o que ele sempre compra, quando ele faz aniversário. São pequenas coisas que criam fidelidade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista Adriana Menezes e Luciana Félix imprensa@sindivarejistacampinas.org.br adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br