Surpreender o consumidor pode alavancar vendas no período de Carnaval

03 . fev . 2016 Print This Article
Veja dicas de como aproveitar datas comemorativas para vender mais

Veja dicas de como aproveitar datas comemorativas para vender mais

As datas comemorativas trazem boas oportunidades para o comércio driblar os efeitos da crise econômica, já que o consumidor está mais disposto a gastar. Para o período de carnaval, a dica dos especialistas para garantir boas vendas é surpreender o cliente.

Oferecer preços promocionais é uma estratégia que costuma ter sucesso. Já reduzir a margem de lucro sobre as vendas pode não ser bom negócio. “Nesse caso, o elemento surpresa pode ser um brinde ou um tipo de agrado ao cliente, que, além de sair mais barato ao estabelecimento do que as promoções, fideliza o consumidor”, argumenta o professor de Marketing Estratégico da Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Arnaldo Borges.

Segundo o professor do Núcleo de Estudos em Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Roberto Nascimento, outra saída é o planejamento e as ações com os fabricantes ou fornecedores. “Pode ser desenvolvida, por exemplo, uma ação conjunta com abordagens na loja e demonstrações de produtos.”

Não poupe confetes

Investir na exposição dos produtos e na decoração da loja também é sugestão do professor Nascimento para atrair os olhares dos compradores. “Acredito que não se deve poupar confetes e serpentinas para a exposição da mercadoria.”

As comunicações visual (com cartazes) e sonora (com músicas tradicionais de Carnaval, como as marchinhas) fazem parte da estratégica, segundo o especialista.

Os produtos a serem destacados vão depender do planejamento durante a compra das mercadorias. “É fundamental pensar no que o público-alvo procura”, ressalta Borges. É interessante, também, dar destaque a linhas de produtos mais econômicas, que têm ganhado a preferência do consumidor.

Fonte: Fecomercio

TAG
carnaval consumo dicas feriado vendas
CATEGORIAS
SindiVarejista