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Uma vitrine caprichada vira ímã de clientes. Confira dicas

Trocas as peças em exposição periodicamente, usar móveis na decoração e colocar enfeites natalinos nesta época do ano dá resultado

Uma vitrine minuciosamente organizada e trocada periodicamente esse é um segredo para aumentar o fluxo de clientes. Uma pesquisa divulgada pela Instituto de marketing Industrial mostra que 85% das vendas começam na vitrine. De olho nisso, o lojista precisa inovar na decoração da sua fachada e ser detalhista na organização da loja para não perder a clientela.

O especialista em "visual merchandising" Caique Foltan de Oliveira explica que o comprador leva de cinco a 15 segundos para identificar com a vitrine e entrar na loja para fazer a compra. "O lojista tem de usar tudo o que tiver em mãos para atrair a atenção do cliente. Além da roupa, é bom colocar acessórios, sapatos, bolsas e chapéus. As cores contribuem bastante para essa tarefa", afirma Oliveira.

Usar móveis e espelhos para criar uma unidade entre as peças expostas no espaço é uma boa opção para inovar e deixar a vitrine ainda mais sofisticada. "O ideal é que não haja muitos manequins. O lojista pode montar uma cena com móveis caixas e espelhos. Assim, ele vai montar um conceito na vitrine", garante ele.
A empresária Beatriz Grubda Lopes sabe bem o retorno que uma vitrine bem montada traz para o negócio. Mesmo sendo trabalhoso mudar as peças em exposição diariamente, a empresária não abre mão da tarefa. "É cansativo, mas mudamos a vitrine todos os dias porque só tenho loja de rua e é a fachada que traz os clientes para dentro"quot;, diz Beatriz, dona da loja de moda feminina Santa Rainha.

No período de festas de fim de ano, a dica é investir em enfeites de Natal para compor a decoração. Beatriz já encomendou os acessórios que serão introduzidos na fachada. "Os arranjos vão ficar na vitrine até a noite de Natal. Mandei confeccionar cestões com laços vermelhos e dourados. Depois, tiramos os enfeites e colocamos peças para o Réveillon."

Manequim tem de estar de acordo com o perfil da loja

Uma vitrine detalhadamente pensada e com iluminação adequada já é meio caminho andado para que ela cumpra o papel de cartão de visitas da loja. Porém, o estado dos manequins precisa ser observado para não colocar o trabalho a perder. 

Para o0 vice-presidente da Expor Manequins, Marcos Andrade, o manequim adequado é aquele que realça a mercadoria sem chamar a atenção para si. "O ideal é que esse item esteja adequado com o conceito da loja e identificado com seu público-alvo, criando a empatia necessária para que o cliente se sinta com aquela roupa", afirma Andrade.

O especialista alerta também que, para cada estilo de loja, existe um manequim adequado. "Se uma loja não está disposta a investir tempo no cuidado com a apresentação do manequim, e melhor não escolher os realistas com perucas que exigem constante atenção para se manterem bonitos e atrativos. Nesse caso, é melhor buscar cabelos esculpidos ou sem cabeça, caso não haja necessidade de expor acessórios e chapéus", completa.

Fonte: Diário de São Paulo