Varejo na região encerra 2018 com alta de 10,8%, o melhor desempenho no Estado

15 . mar . 2019 Print This Article

O comércio varejista na região de Campinas registrou faturamento de R$ 6,42 bilhões em dezembro, alta de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2017, resultando no melhor desempenho paulista pelo sétimo mês consecutivo. Em 2018, a elevação foi de 10,8%, o que significa R$ 6,1 bilhões a mais na comparação com o ano anterior.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pelo SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Das nove atividades pesquisadas, oito registraram expansão em seu faturamento real no comparativo anual, com destaque para os setores de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (101,7%) e supermercados (6,8%). Juntos, contribuíram para o resultado geral com nove pontos porcentuais (p.p.).

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, dezembro foi o melhor mês de toda a série histórica, iniciada em 2008. “Os dados apontam que as famílias não estão comprando somente o essencial, mas também voltaram a adquirir objetos domésticos – que tinham sofrido queda de até 45% no período de instabilidade. Resultado do bom momento nas variáveis econômicas, como recuperação do emprego, juros mais baixos, inflação controlada, entre outros”, afirma.

Nos últimos dois anos, foi consolidado o ciclo de recuperação da crise que houve entre 2014 e 2016. “A última queda mensal registrada pelo comércio paulista foi em novembro de 2016”, acrescenta a presidente.

A expectativa é que o ambiente econômico está positivo e tende a melhorar em 2019 com os encaminhamentos e as aprovações das principais reformas, como a da Previdência e a Tributária, que devem contribuir para o ajuste das contas públicas e para a inflação mais controlada. “Consideramos que, dessa forma, o mercado será alavancado por investimentos externos e internos, dando continuidade à abertura de crédito e ao aumento do consumo”, finaliza.

Cidades representadas na pesquisa

Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Instagram,  Facebook e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

CATEGORIAS
Releases SindiVarejista