Home  > Notícias do Varejo  > Desapego Consciente: projeto mapeia postos de coletas

Desapego Consciente: projeto mapeia postos de coletas

Fala galera! Muitas vezes saber onde descartar, doar ou reciclar produtos e equipamentos, é o que pode fazer a diferença pra uma maior participação da sociedade. Por isso, vale a pena conhecer e se inspirar no Projeto Desapego Consciente de Curitiba (PR). Esse é um projeto de mapeamento e divulgação de postos de coleta para […]

Fala galera!

Muitas vezes saber onde descartar, doar ou reciclar produtos e equipamentos, é o que pode fazer a diferença pra uma maior participação da sociedade. Por isso, vale a pena conhecer e se inspirar no Projeto Desapego Consciente de Curitiba (PR).

coletaoleo

Esse é um projeto de mapeamento e divulgação de postos de coleta para doação, descarte e reciclagem de objetos e resíduos sólidos. Atualmente ele é realizado de maneira totalmente voluntária. Rapaziada, a ideia é que todos participem da iniciativa, inclusive pontos comerciais e instituições podem se cadastrar como pontos de coleta.

Dá uma olhada no vídeo do projeto, tá tranquilo de entender:

Falando nisso, você sabe qual a diferença entre DOAR, DESCARTAR E RECICLAR?

Você pode DOAR objetos que podem ser reutilizados por outras pessoas. Objetos para doação precisam estar funcionando e em bom estado.

Você pode TROCAR livros em bom estado que possam ser utilizados por outras pessoas. Ao entregar um livro, você recebe outro em troca. No momento, todos os pontos de troca cadastrados no site são do projeto de troca de livros Circulê.

Você pode DESCARTAR objetos e resíduos que não tem condições de reutilização, mas precisam ser descartados corretamente, como por exemplo, medicamentos e eletrônicos.

Você pode optar por RECICLAR materiais que podem ser reutilizados como matéria-prima para um novo produto. São materiais como papel, vidro, metal, plástico e embalagem longa vida. Estes materiais precisam estar limpos e preferencialmente separados por tipo. É importante consultar as especificações de cada ponto para saber mais detalhes.

No site também é possível encontrar outras redes de postos de troca de diversas outras coisas, descubra aqui.

Galera, esse é um daqueles projetos que contribuem para a redução de lixo e o prolongamento do ciclo de vida dos objetos. Mandaram muito bem!

Ah, tem uma outra coisa muito bacana: a mecânica do site é tão simples e ilustrativa que com certeza você vai se perguntar: “como ninguém nunca pensou nisso antes?”.

Entra lá e confere! Vlw?!