Home  > Notícias do Varejo  > O fim dos lixões…prazo no limite!

O fim dos lixões…prazo no limite!

E aí galera? Blz? Já ouviu falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)? Ela foi aprovada em 2010 e no próximo dia 2 de agosto vence o prazo estipulado para que os municípios brasileiros deem destinação adequada aos seus resíduos e rejeitos. Bem, a lei determina que até este prazo os municípios encerrem […]

Lixões já são proibidos por Lei Federal desde 1981...fala sério?
Lixões já são proibidos por Lei Federal desde 1981…fala sério?

E aí galera? Blz?

Bem, a lei determina que até este prazo os municípios encerrem as práticas de destinação inadequada, como lixões e aterros controlados, e implementem ações que visem a recuperação e o aproveitamento dos resíduos gerados, encaminhando apenas uma pequena parcela dos rejeitos para aterros sanitários.

Mas quer saber qual é a real?

Atualmente cerca de 24 milhões de toneladas de resíduos têm destino inadequado, ou seja, são enviados para lixões e aterros controlados – locais não indicados para receber os resíduos. E o pior: 6,2 milhões de toneladas lixo sequer são coletadas, sendo lançadas em terrenos, valas, rios e ruas, fazendo um grande estrago ao meio ambiente, a economia dos municípios, à saúde pública e a cada um de nós.

Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), aproximadamente 60% das quase 56 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos coletados anualmente já têm destino ambientalmente adequado. Mas se continuarmos neste ritmo de investimentos na gestão de resíduos registrado na última década, só conseguiremos cumprir com o que está previsto na PNRS em meados de 2060.

Em ano de eleição fica aqui mais uma dica de reivindicação

Isso até parece letra de um RAP

Pra se cantar, pra se gritar e pra COBRAR

Fica esperto meu irmão, tem gente de olho no seu voto