Home  > Notícias do Varejo  > Óleo de cozinha pode virar biocombustível

Óleo de cozinha pode virar biocombustível

Olá pessoal! Já coloquei aqui no blog que podemos fazer sabão com óleo de cozinha, mas vejam, até combustível rola de fabricar! Em muitos lugares do Brasil existem cooperativas e empresas que recolhem esse óleo e transforma tudo em biodiesel. Esse tal de biodiesel é um biocombustível que podem ser produzidos a partir de óleo […]

Olá pessoal! Já coloquei aqui no blog que podemos fazer sabão com óleo de cozinha, mas vejam, até combustível rola de fabricar! Em muitos lugares do Brasil existem cooperativas e empresas que recolhem esse óleo e transforma tudo em biodiesel. Esse tal de biodiesel é um biocombustível que podem ser produzidos a partir de óleo extraídos de plantas como a mamona e também do óleo que sobra das frituras. Eles poluem menos o ar e consumem menos recursos naturais.

O óleo de cozinha faz um estrago danado na natureza e nas tubulações das nossas casas. Cada litro jogado no ralo da pia contamina cerca de 1 milhão de litros de água, afetando os peixes e demais seres vivos que vivem nos rios.  Além disso, o óleo vai se acumulando nos canos podendo provocar entupimentos. Já pensou a grana e a trabalheira para consertar!

Nós podemos evitar esses problemas colocando o óleo em garrafas PET ou recipientes de vidro e levá-lo até um ecoponto, que é um ponto de coleta voluntário.  Aqui em Campinas, fiquei sabendo que a empresa SABIC está mobilizando os seus funcionários e a comunidade e instalou um ecoponto para recolher o óleo. Um bom exemplo para ser levado à escola. Vou cutucar o povo da minha escola para entrar nessa onda. Faça você também uma mobilização!