Home  > Notícias do Varejo  > Olha a batata-doce aí minha gente!

Olha a batata-doce aí minha gente!

Hehe…Fala rapaziada! No dia de varejão, feira ou sacolão vale ficar de olho na qualidade dos alimentos e ligado na variação dos preços! Uma boa sacada é consumir frutas, verduras e legumes da época, assim você garante uma alimentação mais saudável e de quebra a saúde financeira da família! É tempo de batata-doce galera! Tanto […]

Hehe…Fala rapaziada!

No dia de varejão, feira ou sacolão vale ficar de olho na qualidade dos alimentos e ligado na variação dos preços! Uma boa sacada é consumir frutas, verduras e legumes da época, assim você garante uma alimentação mais saudável e de quebra a saúde financeira da família!

É tempo de batata-doce galera! Tanto na colheita, mais forte entre março e outubro, quanto à mesa, com diferentes modos de preparo: assada, cozida, frita e purê. Além de xará ela é sempre a vizinha da batata nas bancas do sacolão, mas a batata-doce não é batata. Hahaha…É uma raiz, como a mandioca e não um tubérculo.

De onde vem a batata-doce?

Originária do Peru, é conhecida desde séculos antes de Cristo e foi  levada pelos pré-colombianos para as ilhas do Pacífico no século 13. Mas foi no começo do século 16 que ela ganhou o mundo, quando foi levada para a Espanha. No Brasil, ela chegou com as expedições colonizadoras, e prevalecem quatro tipos:

BRS Amélia

FOTO: Reprodução

Assada ou cozida tem textura úmida e macia.O sabor é extremamente doce e a casca rosada solta mais facilmente da polpa de cor alaranjada.

 

 

 

 

BRS Cuia

PALADAR
FOTO: Fernando Sciarra/Estadão

Tem casca e polpa creme em tonalidades distintas. É uma variedade com tamanho médio maior que as demais e, por isso, mais utilizada em processos industriais.

 

 

 BRS Rubissol

 

brs3
FOTO: Fernando Martinez/Estadão

A casca tem cor púrpura intensa e a polpa é creme, quase amarela. É mais doce e tem textura farinhenta depois de cozida ou assada.

 

Beauregard

 

batata4
FOTO: Embrapa/Divulgação

 

A intensa cor laranja da polpa se deve à grande quantidade de betacaroteno. Mas isso não se vê de fora: a casca não tem nada alaranjado, é completamente rosa arroxeada.

 

Rapaziada, dá só uma olhada nessa receita simples e saborosa que separei pra Dona Helena incluir no cardápio da semana, fica a dica!

Bom apetite com mais sabor e muita saúde! Vlw?