Comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Quando as informações não são compartilhadas de forma adequada, as dificuldades nas relações e na execução das atividades no ambiente de trabalho começam a surgir e isso pode trazer consequências graves para a empresa.
Muitas pessoas acham que ser um bom comunicador é uma habilidade natural, o que é um engano. Pelo contrário! Para ser um comunicador é preciso apenas treino e disposição. E sim! Será possível ter uma comunicação livre de ruídos e mais assertiva.
Este será o tema do 8º workshop “Gestão de RH no Varejo”, que será realizado dia 17/10, das 8h45 às 11h30, onde serão compartilhadas ações e informações práticas para auxiliar os profissionais da empresa a ter uma comunicação mais eficiente.
O encontro é gratuito. Para se inscrever, clique aqui.
Confira algumas dicas que podem te ajudar neste processo:
1 – Domine o conteúdo
Tenha domínio da sua fala. Quando você aborda uma temática que conhece muito pouco, talvez os seus argumentos sejam frágeis e irreais. Por isso, antes de passar um conhecimento para a sua equipe, estude, faça perguntas sobre o conteúdo aprendido. O problema não está em responder algo como “não sei, mas vou pesquisar e te dar uma resposta sobre isso”, mas sim, em ter argumentos que não sustentem o assunto em pauta. Todos percebem o despreparo e a sua fala não terá credibilidade.
2 – Ouça
Preste atenção no outro. Antes de ser um bom comunicador, é necessário ser um bom ouvinte. Por isso, pratique a escuta ativa. Uma atitude de bom ouvinte é, por exemplo, focar no que a pessoa está falando, por meio do contato visual, que informará ao outro que você está presente na conversa.
3 – Cuidado com a compreensão
Durante a sua fala, você deve se certificar que o outro está entendendo e acompanhando o seu raciocínio. Para isso, uma boa técnica a ser utilizada é a empatia. Procure se colocar no lugar do outro. Será que ele está entendendo o que você fala? Estou permitindo que o outro também faça parte do bate-papo? Enquanto você argumenta, pense em como se sentiria se estivesse do outro lado. Lembre-se que o foco de uma comunicação assertiva é comunicar de forma clara e sem rodeios os mais diversos assuntos, sem que exista ruídos na comunicação.
Quer saber mais sobre o próximo workshop? Clique aqui.
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