Home  > Notícias do Varejo  > 5 passos para desenvolver seu perfil de líder

5 passos para desenvolver seu perfil de líder

Liderança é o tema do próximo workshop Gestão de RH no Varejo.

Nem sempre profissionais que ocupam cargos de líderes estão preparados para desempenhar tal função. No entanto, há ferramentas e metodologias que podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades para que seja possível desempenhar um papel de líder que agregue, engaje, motive e traga resultados ao negócio.

Junto com a especialista em Recursos Humanos e facilitadora do Gestão de RH, Ariana Gilberto, preparamos 5 dicas valiosas para ajudar líderes a desempenhar essa função com mais leveza e eficiência.

“Líderes: desenvolvendo competências necessárias” é o tema do 6º workshop gratuito Gestão de RH no Varejo que será realizado dia 15 de agosto, das 8h45 às 11h30, no SindiVarejista.

 

ATENÇÃO: AS INSCRIÇÕES FORAM ENCERRADAS POR ATINGIR LIMITE DE VAGAS

 

Participantes do 5º workshop Gestão de RH, realizado em julho. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

1 – Foque no resultado

O líder tem que ter a clareza de onde quer chegar e, mais importante, que este foco esteja alinhado aos objetivos da empresa. São os objetivos da empresa que vão traçar o perfil do líder. Só com essa conformidade e alinhamento entre ambos, será possível traçar metas e alcança-las, desempenhando a liderança. Se este alinhamento não ocorrer, dificilmente haverá resultados.

2 – Saber trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma competência essencial que o profissional que desempenha papel de líder deve ter. E isso não significa apenas delegar trabalho aos subordinados, mas sim fazer parte do grupo de forma verdadeira e eficiente. O líder deve mostrar aos membros da equipe que está empenhado e engajado.

3 – Ter equilíbrio emocional

Esta é uma competência fundamental para os dias de hoje. Ter equilíbrio emocional não é apenas olhar para o outro com cara de paisagem quando as coisas acontecem, nem bater na mesa. Mas sim, buscar o equilíbrio para conseguir trazer à sua equipe a consciência que aquele é um ambiente de trabalho, saudável e sustentável. A busca disso demanda exercícios e prática, como por exemplo, a respiração, uma ferramenta bastante eficiente que podem ajudar as pessoas a terem mais inteligência e equilíbrio emocional.

4 – Seja o exemplo

É preciso liderar pelo exemplo. Isso não significa que o líder deve ser prefeito, pelo contrário. No entanto, deve ter atitudes coerentes com aquilo que cobra e considera necessário ser realizado. Se eu desejo pessoas engajadas, eu também preciso estar engajado e envolvido com o resultado.

5 – Ser líder é possível sim!

Embora muitas pessoas sejam líderes natos, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Todo profissional pode ser um líder desde que desenvolva suas habilidades para isso. De modo geral, as pessoas que desempenham o papel de líder são aquelas que apresentam resultado à empresa ou negócio. No entanto, todo profissional pode desenvolver suas habilidades  como organização, planejamento, pró-atividade, saber trabalhar em equipe, equilíbrio emocional, entre outros, favorecendo assim o perfil de liderança.

Garanta agora sua vaga no 6º workshop Gestão de RH

 

Quer saber mais sobre o Gestão de RH? Clique aqui e confira a programação completa

Gostou deste conteúdo? Fique por dentro das novidades do SindiVarejista! Curta nossa página no Facebook

Faça seu cadastro no formulário ao final da página e receba a nossa newsletter 🙂