Encontros de 2015 focaram a produção de regimento interno. Com as orientações, varejistas aplicaram as regras nas empresas.
Participantes do Gestão de RH no Varejo, projeto desenvolvido pelo Conexão Empresarial SindiVarejista, já planejam implementar o Regimento Interno em suas empresas com base na capacitação feita em nove encontros ao longo de 2015.
O projeto, que é gratuito e aberto a empresários varejistas, profissionais de Recursos Humanos, contadores e a toda rede do varejo, foi encerrado dia 10 de novembro e será retomado em fevereiro com novos temas que estão sendo sugeridos pelo grupo.
Ao longo do ano, a elaboração do Regimento Interno foi o principal tema dos encontros. O documento, que estabelece todos os direitos e deveres do colaborador e empregador, é obrigatório nas empresas e previne, principalmente, ações trabalhistas.
Gestão de RH 2016 tem início dia 15 de março. Se inscreva aqui
No entanto, boa parte dos empresários não sabe como aplica-lo de forma eficiente, um dos motivos que estimulou o Conexão Empresarial a criar o projeto com o tema.
Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, 2015 foi um ano de muito crescimento e excelentes resultados para o Gestão de RH, que chegou a receber mais de 40 participantes em cada encontro. “O empresário varejista precisa se capacitar, se preparar para enfrentar os desafios de um negócio próprio. Também é preciso estar atento, conhecer todos os direitos e deveres para que esteja sempre prevenido e agindo de forma correta e, acima de tudo, valorizar a empresa e seus colaboradores”, afirmou.
Dentro da proposta de elaborar um Regimento Interno, especialistas das mais variadas áreas, debateram e tiraram dúvidas nos encontros sobre benefícios, férias, licenças, além de sugestões de como lidar com eventuais problemas da empresa, como atrasos e falta, e ausência de engajamento da equipe de colaboradores. Em um formato descontraído, os participantes trocaram experiências, compartilharam as dificuldades do dia a dia da empresa e foram orientados pelos profissionais.
“Estamos buscando novas ações e medidas para envolver mais os funcionários da empresa e passamos o ano todo elaborando o Regimento Interno, que está praticamente pronto. O Gestão de RH foi uma ótima oportunidade”, disse Luana Gazola Ribeiro, auxiliar administrativa da loja Brinquedolândia, em Indaiatuba. Luana foi uma das homenageadas do último encontro por ter comparecido a todas as reuniões.
Os temas dos encontros de 2016 estão sendo elaborados a partir das sugestões dos participantes. Você também pode dar sua ideia pelo e-mail falecom@ sindivarejistacampinas.org.br
Confira abaixo, depoimento de alguns participantes:
“Eu tenho uma empresa pequena e sempre tento melhorar, mas sempre tive dificuldade de encontrar um curso como este que tivemos aqui, que nos ofereceu exatamente o que eu precisava. Informações sobre admissão, demissão, hora extra…a gente até tinha um Regimento Interno, mas não conseguimos implantar. Com o Gestão de RH consegui melhorar e a minha previsão é implantar a partir de janeiro.”
“O Gestão de RH foi muito enriquecedor e esclarecedor. Nós já tínhamos um Regimento Interno informal e já iniciamos a implantação do documento formal. Os encontros foram fundamentais para nós. Com certeza vou continuar participando dos encontros ano que vem.”
Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br