Home  > Notícias do Varejo  > Conexão participa de encerramento do programa TJC em Campinas

Conexão participa de encerramento do programa TJC em Campinas

Projeto com alunos do EJA levou conhecimento sobre direito, deveres e cidadania ao longo do ano. Conexão Social apoiou iniciativa e apresentou peça de teatro

O Projeto Conexão Social Sindivarejista participou do encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado pela Associação dos Magistrados do Tribunal Regional da 15ª Região (Amatra XV) com 24 escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Campinas. No começo deste mês um evento similar aconteceu na cidade de Indaiatuba também com a participação do Conexão Social.

Veja aqui o encerramento em Indaiatuba

Em Campinas, o evento de finalização dos trabalhos, que levou mais conhecimento sobre direito, deveres e cidadania aos estudantes do EJA, foi dividido em dois dias (18 e 19 de novembro) no Sesc Campinas. Cerca de 1 200 alunos que participaram do processo de aprendizagem ao longo do ano, puderam apresentar seus trabalhos nessas datas. Eles foram divididos em duas turmas.

O primeiro dia do evento teve a presença de autoridades do TRT 15, que compuseram a mesa: presidente do Tribunal, Flavio Allegretti de Campos Cooper; presidente da Amatra XV, Alessandro Tristão; desembargador e futuro presidente do TRT, Lorival Ferreira dos Santos; e a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito; entre outros juízes e autoridades presentes.

Na abertura, o presidente da Amatra XV, agradeceu a todos que tornaram possível a realização dos trabalhos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em 2014 e dirigiu uma mensagem especial aos alunos participantes.

Ainda no primeiro dia, parte dos alunos do EJA apresentaram seus trabalhos de conclusão do programa por meio de teatro, música, redação e vídeo.

O segundo dia do evento foi aberto com a apresentação da peça de teatro do Conexão Social: Orçamento Familiar. A peça busca informar de forma lúdica e didática a importância de se praticar o orçamento familiar e as pequenas ações de consumo sustentável que podem fazer toda a diferença na vida financeira das famílias, principalmente no final do mês. A peça, que tem bastante humor, tirou risos e empolgou os presentes. Após o teatro os alunos continuaram a apresentação de seus trabalhos.

Ao final dez alunos autores das melhores redações foram presenteados com tablets. Cinco escolas também receberam o equipamento.

O programa

O programa foi iniciado em abril deste ano, quando foi realizada a capacitação de cerca de 150 professores da rede municipal de Campinas e de Indaiatuba, além dos alunos da faculdade de Direito da Unisal e educadores de ONGs de Campinas. Na ocasião o teatro do Orçamento Familiar do Projeto Conexão Social, também foi apresentado.

De junho a novembro foram realizadas palestras nas escolas pelos juízes, além das visitas no fórum e no tribunal. Este ano participaram 36 juízes e desembargadores. Além das cartilhas do TJC foram utilizadas também as cartilhas da Turma da Mônica, editada pelo TST, e Dignidade e Trabalho, editada pela AMATRA XV.

O programa é uma iniciativa da ANAMATRA, desenvolvido pela AMATRA XV na 15ª Região em parceria com o Sindivarejista, Sesc e Prefeituras das cidades participantes, com apoio do TRT-15 e Escola Judicial e patrocínio da Hyundai. O TJC leva aos alunos da rede pública noções básicas de Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br