Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social faz encerramento do ano em Indaiatuba com show de violeiro

Conexão Social faz encerramento do ano em Indaiatuba com show de violeiro

Sindivarejista celebrou as parcerias com AmatraXV, Sebrae, Sesc e Prefeitura

Homenagens, recordações e agradecimentos marcaram, nesta terça-feira (11/11), a noite de encerramento dos trabalhos de cidadania e educação para o consumo e empreendedorismo realizados em 2014, em Indaiatuba, com 150 alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As atividades foram realizadas por uma feliz parceria do Sindivarejista com a Prefeitura de Indaiatuba, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (AmatraXV), Sebrae e Sesc. A noite de celebrações na Câmara Municipal foi coroada pelo show do violeiro João Ormond e Trio, que levantou a plateia em coro nos principais clássicos da música cabocla.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Câmara, Lu&iaiacute;s Alberto Pereira (Cebolinha), que representava o prefeito da cidade, Reinaldo Nogueira; a secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 15ª Dr. Fernando da Silva Borges, vice-presidente administrativo do TRT 15 que representava o presidente do Tribunal Dr. Flávio Cooper; a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Associação de Magistrados do TRT 15ª Região (AmatraXV) Dra. Cristiane Montenegro Rondelli; a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito; o gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante; e o coordenador do Sesc Campinas Denis Salzano.

Agradecimentos

Em seu discurso, a presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, agradeceu aos parceiros e relembrou os quatro anos de trabalhos do Conexão Social Sindivarejista realizados em Indaiatuba. “Este foi um ano muito especial para nós, porque mais do que levar aos alunos temas como o consumo sustentável e o orçamento familiar, nós vivenciamos a prática do fazer junto, da parceria. Agradecemos a confiança e o carinho dos parceiros como TRT, Sebrae e Sesc. E um agradecimento especial para a professora Rita, secretária de Educação de Indaiatuba, que nos permitiu nestes quatro anos estar juntos de vocês, alunos. É preciso confiança, coragem e determinação; qualidades que vocês do EJA têm de sobra. Muito obrigada pelo aprendizado”, finalizou Sanae.

A presidente do Sindivarejista lembrou ainda que o Sesc foi criado em 1946 e até hoje é mantido e administrado pelos empresários do comércio e serviços. Falou também do Sebrae, que desde 1972 apoia os pequenos negócios em todo o País. E fez questão de recordar a atividade que fez com os alunos do EJA da Escola Prof. Leonel Jos&eaeacute; Vitorino Ribeiro, que criaram uma pastelaria e chopperia durante a oficina de empreededorismo e a convidaram para ser a "pasteleira".

A secretária de Educação, Rita  de Cássia, deu início à sua palavra com agradecimentos ao Sindivarejista pelas atividades realizadas em 2014. “Foi importante para as vidas dos alunos. Nos proporcionaram muito conhecimento”, disse a secretária. Em entrevista ao Sindivarejista antes da solenidade, Rita de Cássia disse que na sua avaliação “foi um ano excelente para a formação dos alunos que realizaram ações importantes. Tivemos atividades extremamente significativas para o aprendizado, como a presença dos juízes em sala de aula, as palestras do Sebrae e o teatro do consumo sustentável do Sindivarejista”, exemplificou.

Juízes sem toga

A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Associação de Magistrados do TRT 15ª Região (AmatraXV) Dra. Cristiane Montenegro Rondelli também agradeceu aos parceiros em seu discurso e falou da importância do Sindivarejista ter propiciado o contato com a Prefeitura de Indaiatuba. “Todos precisamos exercitar a nossa cidadania pela educação, que é um processo contínuo. O programa Trabalho, Justiça e Cidadania da AmatraXV tem esse propósito”, afirmou Dra. Cristiane. “Os juízes deixam as togas, conhecidas como ‘roupa de Batman’, e saem dos gabinetes para chegar mais perto de todos”, disse a juíza, que citou ainda um pensamento de Madre Teresa de Calcutá sobre perseverança.

No final da celebração, o desembargador Dr. Fernando da Silva Borges disse em entrevista que acompanha há cerca de 12 anos o programa Trabalho, Justiça e Cidadania. “Vejo resultado neste trabalho, especialmente aqui onde houve engajamento das instituições envolvidas. Essa união de forças faz com que haja resultado concreto. É um trabalho social maravilhoso”, afirmou.

Vídeos

Após a abertura e a entrega de certificados aos diretores das escolas municipais Profa. Áurea Moreira da Costa e Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro, houve a apresentação de dois vídeos com depoimentos dos alunos sobre as atividades que realizaram ao longo de 2014 trazidas pela AmatraXV, Sindivarejista, Sebrae, Sesc e Secretaria de Educação. De acordo com a Dra. Cristiane, da AmatraXV, ao assistir aos vídeos ela teve a certeza de que todos captaram o que é direito do trabalho e o que é cidadania, objetivos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania do TRT. “Quando eles usam a própria experiência para falar o que aprenderam, com a visão deles, nós percebemos que foi um sucesso”, disse em entrevista.

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania apresenta noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, previdenciário, ética e cidadania. O projeto chegou até Indaiatuba por meio de uma parceria entre o Conexão Social Sindivarejista e a Secretaria de Educação.

Empreendedorismo

O gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, disse que o projeto em parceria superou suas expectativas. “Disseminar a cultura do empreendedorismo faz parte da missão do Sebrae. E as ações desta parceria teve um impacto surpreendente para os alunos do EJA e isso nos estimula a intensificar ações como esta, com envolvimento de parceiros”, afirmou Cavalcante.

Para o aluno Reinaldo Batista dos Santos, de 41 anos, a palestra sobre empreendedorismo foi uma das que mais lhe acrescentaram. “Eu ouvi coisas que eu desconhecia”, disse Reinaldo, que voltou a estudar em 2013 na Escola Profa. Áurea Moreira da Costa. “Com os juízes também foi surpresa. As atividades foram todas importantes pra mim, o teatro, a economia em casa”, lembrou Reinaldo.

O violeiro João Ormond e Trio fez a plateia cantar e se animar com o seu show na Câmara Municipal de Indaiatuba. Levado pelo Sesc Campinas ao evento de encerramento, Ormond é violeiro, compositor e historiador. Além de cantar, ele conta causos durante o show e motiva a participa&cccedil;ão da plateia. Para o supervisor de programação do Sesc Campinas Denis Salzano, a parceria também é motivo de comemoração para a entidade. “Ficamos muito contentes de fazer parte desta parceria sabendo da importância que as ações têm nas vidas dos alunos e como são transformadoras”, disse Denis.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br