Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social: grafiteiro faz palestra com professores do EJA em Campinas

Conexão Social: grafiteiro faz palestra com professores do EJA em Campinas

Encontro foi o primeiro passo para o projeto que será desenvolvido na escola com alunos jovens e adultos

O Conexão Social SindiVarejista iniciou nesta quinta-feira (23) o projeto de oficinas de grafite que será desenvolvido com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Uma palestra foi ministrada pelo artista campineiro Gustavo Nénão com professores da escola municipal Pierre Bonhomme, na Vila Industrial, onde será desenvolvida essa ação.

A palestra é o pontapé inicial para o projeto realizado pelo SindiVarejista e  vinculado ao programa “Trabalho, Justiça, Cidadania” (TJC), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).

O objetivo da ação é levar as temáticas – trabalho, justiça e cidadania – aos alunos adultos. Na palestra, que contou com a participação de professores de várias disciplinas, Nénão introduziu os docentes ao universo do grafite e falou como essa arte se transformou em seu trabalho.

“É importante vermos como há possibilidades de se trabalhar com o que se gosta. Fazer o que todo mundo faz é fácil, talvez, por isso, para muitos, a vida perde a graça. O grafite ainda é muito marginalizado, mas tenho o privilégio de viver da arte”, afirmou.

O próximo passo do projeto será uma palestra ministrada por Nénão aberta a todos os alunos da escola. Depois disso, será formada uma turma de 20 alunos para participar da oficina de grafite, que será dividida em quatro módulos.

A coordenadora do Conexão Social, Edna Borges, explica que a ideia é que todos os professores de várias disciplinas – e não apenas de artes – levem essa temática dentro do contexto de suas matérias.

“É bacana que todos trabalhem de alguma forma o grafite. Por isso, a importância desse encontro com os professores. Foi uma manhã muito produtiva. Além disso, os encontros irão inspirar os alunos e mostrar que a arte pode ser um dos caminhos para resgate da cidadania e trabalho”, afirmou.

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, acredita que o projeto trará bons frutos para todos os envolvidos. “O SindiVarejista acredita no compartilhamento de informações e troca de experiências”, disse.

 

Leia mais sobre o projeto:


Amatra XV, Sindi e parceiros fazem capacitação com professores

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br