Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social leva Cultura Empreendedora ao EJA

Conexão Social leva Cultura Empreendedora ao EJA

Parceria entre Sindivarejista e Sebrae estimula a prática do empreendedorismo entre alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba

A parceria entre o Projeto Conexão Social Sindivarejista e o Sebrae-Campinas levou na noite da última quinta-feira, 21, a palestra “Via Empreendedor” para cerca de 100 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba. A apresentação aconteceu na Escola Ambiental Bosque do Saber. Na próxima semana duas oficinas serão aplicadas com os estudantes para que eles possam colocar em prática o que aprenderam durante a palestra. Os encontros acontecerão nas escolas Professor Leonel José Vitorino Ribeiro e Professora Áurea Moreira da Costa.

Na palestra de quinta-feira a analista de Cultura Empreendedora do Sebrae, Maria Paula de Castro Santos, falou o que é ser empreendedor. “É muito mais do que ter seu próprio negócio, é ter atitude empreendedora, é ter comportamento empreendedor na vida, em casa com a família e no trabalho”, explicou.

Como exemplo a especialista afirmou que para comprar um carro novo ou uma casa é preciso planejar e empreender. “É preciso transformar o sonho em meta, e a base é o planejamento. No Brasil é preciso criar e desenvolver essa atitude, pois infelizmente não temos a cultura de planejar antes de executar”.
As dicas passadas pela analista serão colocadas em práticas durante as oficinas que ocorrerão nos próximos dias.

Para a aluna do EJA Vilma Ivo Malbari a palestra mostrou a importância do planejamento. “No início de qualquer atividade, até mesmo em casa, é preciso planejar. Senão corre o risco de não dar certo”, afirmou.

A professora do EJA Maria de Fátima Zanardo destacou a importância do ensino para a vida dos alunos. “É relevante que eles cresçam profissionalmente para que possam ter um empreendimento na vida deles. O conceito de planejar é um dos principais passos”, disse ela.

O Projeto Conexão Social Sindivarejista pretende em parceira com o Sebrae dar acesso à cultura empreendedora a comunidade em geral por meio de palestras e encontros e também por oficinas. “O Conexão Social faz a ponte entre o Sebrae, que possui o conhecimento e a didática, e comunidade, e assim conseguimos multiplicar esse conceito e estimular a prática na sociedade”, afirmou a presidente do Sindivarejista Sanae Murayama Saito que também conversou com os estudantes no início da apresentação.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br