Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social Sindivarejista dá o pontapé inicial em Indaiatuba

Conexão Social Sindivarejista dá o pontapé inicial em Indaiatuba

Presidente do Sindivarejista conversou com profissionais das escolas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) sobre retomada do projeto na cidade

A proposta de trabalho do Conexão Social Sindivarejista para 2014 foi apresentada aos professores e gestores do ensino público de Indaiatuba, no dia 6 de março, durante reunião que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e a orientadora pedagógica Tânia Regina Cataldi Milan.
A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, e a coordenadora do projeto, Edna Borges, mostraram um novo formato proposto para as atividades e falaram sobre a satisfação de retomar em Indaiatuba o Conexão Social Sindivarejista.

“O material do Conexão é de total agrado para o nosso trabalho. Nós vamos utilizá-lo dentro do nosso conteúdo”, disse Tânia Regina. “Para nós é uma alegria receber esse projeto com a temática do orçamento familiar, que já foi trabalhado na Educação para Jovens e Adultos – EJA”, comemorou a orientadora junto com os 11 professores e gestores das escolas municipais de ensino fundamental Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro e Prof. Aurea Moreira da Costa.

Fazendo as contas

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, relembrou uma das questões do comércio que impulsionaram a criação do projeto, que é a dificuldade do comerciante separar as contas da empresa das contas da família.

“Daí surgiu a ideia de falar sobre o orçamento familiar. Nós somos sindicato patronal do comércio e nossa obrigação é auxiliar o empresário do comércio. Identificando essa dificuldade, nós vimos como tudo está integrado: a família, a empresa do comércio varejista e o consumidor. O Conexão Social Sindivarejista mostra a importância do orçamento familiar para todos”, explicou Sanae.

Consumo e extravagâncias

A coordenadora Edna Borges, que orientará os profissionais da Educação em 2014, disse que o material é uma inspiração para os professores, que sabem com propriedade quais as reais necessidades em sala de aula. Edna colocou-se à disposição da equipe depois de distribuir o material impresso do Conexão Social Sindivarejista e apresentar o seu conteúdo. Antes disso, ela propôs uma brincadeira: que cada um contasse uma extravagância que j&aaaacute; prejudicou o seu orçamento familiar.

Entre os relatos descontraídos, teve confissões, conselhos e exemplos a serem seguidos:

– “Agora a mania é comprar pela internet; tenho que maneirar nisso”;
– “Só compro à vista; é uma forma de eu não ficar comprometida”;
– “Faço o orçamento de três meses. Aprendi com meu pai, que herdou o hábito de meu avô”;
– “Comprei uma máquina fotográfica, mas na verdade não fotografo nada”;
– “Até reciclado eu reciclo, transformo e vendo. Planejo tudo. Sempre compro à vista e consigo negociar no preço”;
– “Quando eu estou com meu cartão de crédito na mão, eu penso que sou rica”;
– “Já comprei muita coisa que não serviu pra nada”;
– “Sou econômica. Pesquiso bastante antes de comprar”;
– “Sou ruim de comprar, mas não faço muitas extravagâncias. Lembro apenas de um sapato muito alto que comprei e nunca usei”.

Conexões

Edna Borges lembrou que os canais de comunicação do Conexão Social Sindivarejista são o site (www.conexaosocial.org.br) e o Blog do Júlio (https://sindivarejistacampinas.org.br/blog-do-julio/), que conta as boas práticas do consumo e da educação. O Blog tem uma interface com o Mercado Ético e o projeto Conexão Social Sindivarejista tem como parceiros Fecomercio, FGV, Sebrae, Sesc, Senac e Amatra.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;