Para você que quer melhorar sua capacidade de gestão e ver sua empresa crescer, nasce o Conexão Empresarial SindiVarejista, um programa do SindiVarejista que coloca à sua disposição um ambiente de inovação que oferece profissionais, ferramentas e um conjunto de informações que incentivam a melhoria contínua e o desenvolvimento do seu empreendimento.
São programas, palestras, oficinas, cursos, consultorias e outros produtos e ações para tornar seu comércio mais rentável e competitivo.
Sanae Murayama Saito
Presidente do SindiVarejista Campinas
Para abrir e manter um negócio, acredito que alguns ingredientes são necessários, capital financeiro e humano e, principalmente, conhecimento do negócio.
Você já deve ter ouvido aquele ditado: “Quem tem competência se estabelece”.
Hoje o conceito de competência é mais amplo e significa também ousadia, iniciativa, empreendedorismo e capacidade inovativa.
A sobrevivência e desenvolvimento das pequenas e médias empresas do comércio varejista depende da criação de um ambiente de inovação.
O Conexão Empresarial Sindivarejista nasce com esse objetivo, colocando à disposição para o empresário do comércio varejista, profissionais, ambiente, ferramentas e um conjunto de informações que o incentive na melhoria contínua e no desenvolvimento do seu empreendimento e, consequentemente do varejo como um todo.
Dúvidas?
Quem mantém o programa?
O Conexão Empresarial SindiVarejista é um programa mantido pelos empresários do comércio varejista que contribuem para o SindiVarejista que representa a categoria. Mais sobre as contribuições aqui.
Quem pode participar?
O programa é aberto e voltado para todos os empresários do comércio varejista. Várias ações também abrangem seus colaboradores e contadores que prestam serviço para os varejistas.
Como posso participar?
Acompanhe a programação pelo site.
Quanto custa participar?
O SindiVarejista oferece a maioria das atividades de forma gratuita ou com custos mais acessíveis. O objetivo é movimentar os parceiros, apoiadores e patrocinadores para proporcionar as atividades com o menor custo possível.
Como posso utilizar o espaço?
O SindiVarejista dispõe de um espaço com infra-estrutura para realização de eventos, cursos, oficinas, reuniões, recrutamentos etc. Os contribuintes tem acesso a valores especiais e mais acessíveis. Entre em contato.
O varejo tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. Sua importância no cenário econômico brasileiro vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Além de ser quem mais gera empregos formais no país, o setor exibe números expressivos de crescimento.
Nesse cenário, aumentaram-se os desafios na forma de gerenciar e operacionalizar o negócio.
As empresas do segmento varejista que quiserem sobreviver tem que criar novas formas de gestão. Isso demanda do empresário no varejo uma maior profissionalização, desenvolvimento, atitude e competência empreendedora.
Inovação, desenvolvimento, conhecimento e novas ferramentas para auxiliar na tomada de decisões são essenciais para o crescimento do setor.
Objetivo
Estimular e desenvolver a capacidade de gestão das empresas do Comércio Varejista.
público
Empresários, comerciários e profissionais do comércio varejista.
Contadores e contabilistas que atuam junto a empresas do comércio varejista.
estratégia
Atuar, de forma interdependente, sobre os aspectos de maior impacto nos resultados das empresas.
Intervenção prática e direta no dia a dia do negócio.
O Conexão Empresarial SindiVarejista conta com mais de 400m² com toda a infraestrutura para organizar eventos, palestras, cursos, oficinas, entre outras atividades. O espaço também pode ser utilizado ou locado pelos contribuintes, varejistas e parceiros.
O programa de sustentabilidade para o varejo, Conexão Social SindiVarejista, foi criado a partir do fortalecimento de um projeto que se iniciou em 2006.
Com o intuito de sensibilizar e mobilizar empresas do varejo e consumidores a incorporar no dia-a-dia práticas mais sustentáveis, o Conexão Social SindiVarejista reconhece o papel fundamental do varejo para a mudança da forma que consumimos e os impactos que podem ser causados no meio ambiente e na sociedade.
Atuamos nos seguinte eixos:
Memória
Educação
Comunicação.
CONEXÕES PARA A SUSTENTABILIDADE
Promovemos conexões através de parcerias com pessoas e organizações que constituem uma rede de multiplicação de conceitos e práticas de consumo sustentável. Desde empresas do varejo, consumidores e demais públicos envolvidos, como funcionários, fornecedores, escolas, comunidade local, ONGs, poder público, sindicatos e instituições afins.
O projeto Conexão Social SindiVarejista nasce em 2006 com o lançamento de um portal com o objetivo de promover e desenvolver uma cultura de gestão para a responsabilidade social e sustentabilidade na Região Metropolitana de Campinas – RMC.
De 2007 a 2009, essa teia de relações se amplia com a articulação e a construção de alianças intersetoriais. Entre os encontros e oficinas promovidos, destaca-se a organização junto ao Instituto Ethos, do programa INTERNETHOS em Campinas, que envolveu 85 empresas da região, além das duas edições da Conferência Regional de Responsabilidade Social do Varejo (2007 e 2008) que mobilizou 40 especialistas e teve a participação de cerca de 600 pessoas.
INTERNETHOS EM CAMPINAS REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PELA SUSTENTABILIDADE
Em parceria com o Instituto Ethos e o SESC de Campinas, o Conexão Social trouxe o Programa Internethos para a formação de uma rede de aprendizagem na região com o objetivo de incentivar e apoiar a criação de uma rede de responsabilidade social empresarial local pela sustentabilidade que contribuisse para internalização de valores e práticas na cultura de gestão e processos gerenciais para transformar as empresas em parceiras na construção de uma sociedade justa.
Foram diversos encontros entre 2007 e 2008 mobilizando em torno de 98 organizações e empresas varejistas de diversos tamanhos e segmentos.
CONFERÊNCIA DE REGIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO VAREJO – 2007 E 2008
As conferências foram uma grande oportunidade de trocar idéias, repassar conhecimentos e, principalmente, multiplicar ações no campo das boas práticas em seus mais diversos setores. Ações estas relacionadas à preservação do meio-ambiente, ao respeito ao consumidor, ao incentivo a cultura como forma de inclusão, ao combate à corrupção e também à criação de oportunidades para que tenhamos melhores profissionais no futuro. Participantes de diversos pontos do Estado de São Paulo, estiveram presentes durante os painéis realizados. O grande beneficiado com isso foi o público presente, que saiu do evento com a certeza de estar mais preparado para criar a sua própria forma de contribuir para um mundo melhor.
Além dos painéis e debates, a Conferência ainda ofereceu oficinas práticas para um maior contato dos participantes com os temas abordados. “Este projeto, que começou a tomar forma dentro do nosso trabalho desenvolvido no site Conexão Social pôde, agora, quase um ano depois, se tornar realidade. E desde que essa decisão foi tomada, nossa equipe desdobrou-se para conseguir reunir nesse evento alguns dos principais nomes ligados ao tema. Um processo no qual nossos parceiros tiveram um papel fundamental”, afirma Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista.
“Reunimos uma gama de assuntos que foram da preservação do meio-ambiente, passando pela questão do aquecimento global, até a necessidade de idealizar, implantar e apoiar programas de incentivo ao desenvolvimento profissional de jovens e adultos”, completa Sanae.
Além da troca de experiências e idéias, o objetivo da Conferência foi o de buscar a conscientização das pessoas em relação à importância de se arregaçar as mangas e trocar o velho papel passivo, onde apenas se espera que outros resolvam os problemas de todos, para uma postura ativa, que gera o envolvimento de todos na busca por soluções.
Algumas histórias têm começo, meio e fim. Outras se perpetuam de geração em geração, como é o caso de alguns varejistas de Campinas e Indaiatuba que aprenderam com os pais e os avós o ofício do comércio, ampliaram os negócios e hoje podem dizer com orgulho que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do município.
Roda de histórias em Indaiatuba
Uma das herdeiras do Supermercado Sumerbol, Bruna Bordonal lembra das brincadeiras de esconde-esconde nos corredores do comércio do pai na infância. “Costumávamos nos esconder atrás dos sacos de arroz”, lembra a comerciante que hoje trabalha junto com a família na administração do mercado que nasceu como um pequeno armazém montado pelo avô.
Bruna Bordonal Supermercado Sumerbol
Av. Presidente Kennedy, 895, Cidade Nova
tel. (19) 3885.7800
www.sumerbol.com.br
José Celeste Aun, dono de um dos comércios mais antigos da cidade, a Casa Feres, também compartilhou com o grupo a trajetória do comércio inaugurado em 1911 pelo avô quando veio do Líbano. Em 81, quando trabalhava em São Paulo após formar-se na universidade, José foi chamado pelo pai para tocar o negócio da família ao lado de um primo. “Praticamente reabrimos a Casa Feres”, recorda.
José Celeste Aun Casa Feres
Rua 15 de Novembro, 469, Centro
tel. (19) 3875.0822
Os Planos Cruzado, em 86, Collor, em 90, e Real, em 94, foram alguns dos principais fatores apontados por unanimidade que impactaram diretamente em seus negócios. “Hoje damos risada ao lembrar do período em que os preços chegavam a subir duas vezes ao dia, mas na época a vontade era de chorar”, recorda Carlos Pistoni, do Supermercado Pistoni.
Carlos Pistoni Supermercado Pistoni
Rua 11 Junho, 492, Vila Almeida
tel. (19) 3801.9520
A duplicação das rodovias de acesso ao município, a ampliação do parque industrial e a criação do Parque Ecológico também foram mencionados por todos como alguns dos principais marcos do desenvolvimento de Indaiatuba. “Achei o projeto Memória do Varejo interessante porque acabou unindo a vida, a história e as conquistas do comércio local, esse encontro deixou claro que as histórias se entrelaçam, achei bem bacana”, considerou Bruna Bordonal.
Abaixo outros varejistas que participaram do projeto:
Mario Tempesta Lig Bem
Rua Pedro de Toledo, 951, Centro
tel. (19) 3801.8188
www.ligbem.com.br
Paulo Lui Topázio Cinemas Indaiatuba
Shopping Jaraguá
Rua XV de Novembro, 1200
tel. (19) 3875-1857
Shopping Polo
Al. Filtros Mann, 670
tel.(19) 3936-6791
www.cinetopazio.com.br