Home  > Notícias do Varejo  > Artigo: O fenômeno da cultura digital no mundo dos negócios

Artigo: O fenômeno da cultura digital no mundo dos negócios

Articulista Josué de Menezes fará palestra gratuita na sede do Sindivarejista, no dia 18 de agosto, para empresários varejistas interessados no assunto

O jornalista e autor do texto abaixo, Josué de Menezes, fará palestra gratuita sobre o tema no dia 18 de agosto, na sede do Sindivarejista.

A padaria da esquina pode, sim, usar o twitter para falar com seus clientes e avisar que o “pãozinho” estará pronto em 10 minutos. A utilização de apenas uma plataforma digital, no caso, o twitter, já indica a existência de uma estratégia de relacionamento digital sob medida para o varejo.

Este simples exemplo, tão despretensioso, pode iniciar um diálogo capaz de expandir a visão para investigarmos a extensão do fenômeno da cultura digital no mundo dos negócios. Este tema pode avançar com o poder de mexer  profundamente com os modelos de negócios de todos os setores e segmentos empresariais, independente do porte. E, quando mergulhamos neste assunto, entramos no universo da nova economia, um campo repleto de conceitos inovadores.

Não adianta sair correndo ou protelar a introdução ao mundo digital. Este assunto está diretamente relacionado à sobrevivência dos negócios e mercados do futuro. E não é um fenômeno que tem a ver com idade. Quando falamos em cultura digital, a ‘juventude’ significa ter capacidade de apreender mudanças. O fator idade pode ser levado em consideração, mas já temos muitos exemplos interessantes de jovens com mais de 70 anos de idade. Tem muita gente que aproveita a onda da Nova Web para se reinventar.

Frente a estas considerações, a dica mais providencial é: arregace as mangas, respire fundo e prepare-se para mergulhar na nova economia. Entender a dinâmica do comércio eletrônico, assimilar as estratégias e metodologias de geração de novas oportunidades e compor alianças estratégicas são atitudes dos mercados do futuro que batem à porta.

Josué de Menezes
Planejamento Digital
www.mercadosdofuturo.com.br