Home  > Notícias do Varejo  > Cerca de 70 empresas são maiores descumpridoras da Lei da Aprendizagem

Cerca de 70 empresas são maiores descumpridoras da Lei da Aprendizagem

SindiVarejista recomenda que as empresas do varejo que estejam na lista de descumpridoras procurem a assessoria jurídica do sindicato para ter respaldo e informações sobre o assunto.

trtcampinasCerca de 70 empresas da região de Campinas estão em uma lista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) como as maiores descumpridoras da Lei de Aprendizagem. Elas foram convocadas para participar de uma sessão realizada pelo TRT-15, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público da Previdência Social, na tarde desta quinta-feira (5).

O objetivo da audiência, aberta ao público, foi conscientizar empresários sobre a importância da contratação de aprendizes e também de intensificar ações voltadas ao cumprimento da Lei de Aprendizagem.

O SindiVarejista recomenda que as empresas do varejo que estejam na lista de descumpridoras procurem a assessoria jurídica do sindicato para ter respaldo e informações sobre o assunto, reafirmando assim o apoio da entidade às empresas.

Audiência

A audiência teve a participação da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria de Assis Calsing, vice-coordenadora nacional do programa de combate ao trabalho infantil. O evento integra a programação da Semana Nacional de Aprendizagem – de 2 a 6 de maio, idealizada pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que definiu como foco este ano o trabalho de conscientização das empresas para o cumprimento das cotas.

Para o presidente do TRT da 15ª Região, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, a iniciativa é inédita e histórica. “A Justiça do Trabalho está imbuída nesta ação de sensibilização junto às empresas para fazer cumprir as cotas de aprendizagem e, consequentemente, reduzir a incidência de casos de trabalho ilegal de crianças adolescentes. A sociedade exige de nós esse engajamento. Não basta ao magistrado simplesmente o ato julgar processos. Precisamos nos envolver com as causas sociais, buscar a efetividade das leis, que existem para serem cumpridas, e erradicar o trabalho infantil”, disse Lorival.

Em relação às empresas citadas como as maiores descumpridoras da Lei da Aprendizagem, o TRT-15 informou que cabe à Justiça do Trabalho orientar os empresários sobre o dever legal e social de oferecer capacitação como forma de prevenir ações judiciais e garantir emprego digno.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br