Home  > Notícias do Varejo  > Aumenta número de varejistas que consideram seus estoques adequados

Aumenta número de varejistas que consideram seus estoques adequados

Apesar da alta, os resultados de junho não trazem grandes novidades positivas. Entenda!

Em junho, o Índice de Estoques (IE) atingiu 108,5 pontos, crescimento de 2,7% na comparação com maio – segunda alta mensal consecutiva – e 15,7% superior ao registrado em junho de 2016. Apesar da alta, os resultados de junho não trazem grandes novidades positivas, já que a melhora do indicador foi motivada pela queda de 1,6 ponto porcentual (p.p.) na parcela de empresários que afirmaram estar com estoques abaixo do ideal, atingindo 13,5%, enquanto os que consideram seus estoques acima do adequado permaneceu estável, em 32,1%.

Os dados são do Índice de Estoques (IE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

No mês, 54,2% dos empresários varejistas afirmaram estar com um nível de estoques adequado- a segunda alta mensal consecutiva e o melhor resultado desde julho de 2015, quando 57,9% declararam estar nessa situação -, porém,ainda abaixo do histórico de antes de 2015, quando essa parcela rondava os 60%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, os diferenciais entre estoques acima e abaixo caíram bastante recentemente após terem permanecido elevados por bastante tempo, e tiveram uma pequena alta neste mês. A Entidade pondera que os estoques continuam em patamares melhores do que no passado recente, mas aquém do desejável para uma economia em sua plenitude (algo que ainda não ocorreu). A proporção de empresários com excesso de produtos nas prateleiras tem se mantido um pouco acima do esperado, e com o ritmo da recuperação muito lento, dificilmente haverá alterações significativas no curto prazo.

Ainda assim, a economia nacional dá sinais de recuperação, com alta do PIB no primeiro trimestre, desemprego com ligeira queda, crescimento sazonal da indústria, bom desempenho do setor agropecuário, queda de juros e retomada de vendas de alguns segmentos (como o de automóveis), o que dá um fôlego positivo aos empresários. Entretanto, a FecomercioSP pondera que mesmo com as boas notícias factuais sobre o que ocorreu e vem ocorrendo na economia, os prognósticos pioraram um pouco nas últimas semanas por causa da nova crise política instaurada no meio de maio. De lá para cá, a situação melhorou, mas os resquícios, segundo a Entidade, ainda trazem incertezas. Com isso, a Federação projeta que o ajuste de estoques também tende a andar um pouco para trás ou, no máximo, estabilizar-se, como visto neste mês.