Home  > Notícias do Varejo  > Black Friday ultrapassa marca de R$ 1 bilhão em vendas e bate recorde no Brasil

Black Friday ultrapassa marca de R$ 1 bilhão em vendas e bate recorde no Brasil

A data consagra-se como a primeira vez em que o e-commerce brasileiro vendeu mais de um bilhão de reais em um único dia

Em sua edição de 2014, a Black Friday, realizada na última sexta-feira (28), bateu todos os recordes dos anos anteriores. A data consagra-se como a primeira vez em que o e-commerce brasileiro vendeu mais de um bilhão de reais em um único dia. Segundo a consultoria Conversion, o evento movimentou cerca de R$ 1,3 bilhão e registrou um aumento de 71% em relação à última edição, de 2013.

"As vendas podiam ser ainda maiores se a maioria dos varejistas tivesse se planejado, mas o resultado é realmente muito bom e atingiu as expectativas do consumidor e dos varejistas", analisa Diego Ivo, CEO da Conversion, empresa responsável pelo levantamento. "Além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo. Lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior", acrescenta.

Este ano, o evento teve uma participação menos tímida das lojas físicas, que anunciaram a Black Friday em anúncios e vitrines para angariar mais consumidores e embarcar na nova data do varejo. "Percebemos que muitas empresas, mesmo não sendo e-commerce, aproveitaram o ´buzz´ da Black Friday para se aproximar dos seus clientes, seja em shopping centers ou campanhas de TV", afirma Ivo. O especialista acredita que a Black Friday deve se tornar nos próximos anos uma das datas mais importantes do varejo.

Nos EUA, a Black Friday há muitos anos é uma data forte para as lojas físicas, enquanto no Brasil entrou pela porta das lojas virtuais. Para Ivo, em 2015, a nova data do varejo deve novamente registrar novos recordes de venda, possivelmente ultrapassando a marca dos R$2 bilhões somente no e-commerce. "É importante que os varejistas comecem a se planejar para a Black Friday logo no primeiro semestre do próximo ano", conclui o CEO da Conversion. &nnbsp; 

Fonte: DCI – Diário Comércio Indústrias & Serviços