Home  > Notícias do Varejo  > Calçadão da 13 de Maio voltará a ter fios de energia suspensos

Calçadão da 13 de Maio voltará a ter fios de energia suspensos

A Rua 13 de Maio, a mais importante do comércio de rua de Campinas, voltará a ter cabos de energia suspensos e ganhará uma nova iluminação até o Natal. Os detalhes do projeto que integra o Prac (Plano de Requalificação da Região Central de Campinas) foram passados aos comerciantes da região central como solução aos […]

A Rua 13 de Maio, a mais importante do comércio de rua de Campinas, voltará a ter cabos de energia suspensos e ganhará uma nova iluminação até o Natal.

Os detalhes do projeto que integra o Prac (Plano de Requalificação da Região Central de Campinas) foram passados aos comerciantes da região central como solução aos problemas de furtos e interrupções de energia às lojas e estabelecimentos.

A fiação subterrânea atual será desativada, segundo a secretaria de Planejamento e Urbanismo. Questionada, a pasta também negou a possibilidade de obras de escavação e de quebra do pavimento.

“Informamos também que não haverá quebras no pavimento e que uma iluminação de reforço está prevista na estrutura que será implantada pela Construtora Patriani”, disse um trecho do comunicado (veja abaixo a íntegra).

A ideia do município é que todo o projeto seja concluído antes do Natal, já que a época é uma das mais esperadas pelo comércio e a expectativa é de grande movimentação de consumidores pelo calçadão e em todo o Centro de Campinas.

MAIS DETALHES

Anunciada para oferecer áreas de sombra aos frequentadores e melhorar a paisagem, a cobertura de sombrinhas será acompanhada por outras melhorias ao longo dos 800 metros de calçadão: bancos, lixeiras e nova iluminação.

Em conversa com a reportagem, a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, confirmou que a construção e as instalações não terão qualquer custo para o município e que a segurança deve ser reforçada no local.

“Os comerciantes temem que os bancos sejam usados por pessoas em situação de rua, mas é parte do plano isso não acontecer. A secretaria de Segurança se comprometeu a intensificar as rondas para evitar vandalismo também”, disse.

Ainda segundo Baracat, os bancos “geram conforto, porque serão locais de descanso e de convívio”. Os equipamentos, que terão furos para evitar acúmulo de água, serão instalados a 1,5 metro das lojas para não afetar o fluxo.

Já as lixeiras de concreto serão instaladas perto da iluminação e dos bancos. A intenção é dar aos frequentadores do calçadão a possibilidade de descartar o lixo em compartimentos adequados e que não sejam alvos fáceis de vândalos.

CHAMAMENTO PÚBLICO

A construtora ficará responsável pela instalação e pela manutenção das estruturas por 12 meses. A escolha foi feita através de chamamento público.

O processo público foi realizado pela Prefeitura no início de julho e integra as iniciativas do Plano de Requalificação da Região Central de Campinas.

“A finalidade é modernizar o mobiliário urbano e proporcionar um ambiente mais acolhedor e confortável para quem frequenta a região”, alega a Prefeitura.

NOTA DA SECRETARIA

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo informa que a fiação de distribuição da iluminação pública subterrânea na Rua 13 de Maio será desativada/anulada com a finalidade de nova rede aérea no intuito de evitar furtos e as decorrentes interrupções de fornecimento de energia aos estabelecimentos comerciais, o que vem prejudicando o funcionamento. Informamos também que não haverá quebras no pavimento e que uma iluminação de reforço está prevista na estrutura que será implantada pela Construtora Patriani.

Fonte: acidade on Campinas