Home  > Notícias do Varejo  > Carta aberta a Deputadas e Deputados Federais: Diga sim ao relatório do deputado Átila Lira sobre o PL 914/24

É de extrema preocupação à grave situação que aflige a indústria e o varejo brasileiros. É com urgência e determinação a questão dos impostos desproporcionais que sobrecarregam nossos setores produtivos, enquanto as plataformas de e-commerce internacionais desfrutam de benefícios fiscais injustos.

Atualmente, mais de 18 milhões de postos de trabalho estão em risco devido à carga tributária exorbitante que alcança quase 90% para a indústria e o varejo nacionais. Enquanto isso, as plataformas estrangeiras de e-commerce contribuem apenas com 17% de ICMS, criando uma concorrência desleal e prejudicial ao mercado nacional.

⏹️  O Projeto de Lei nº 914/24, sob o relatório do Deputado Átila Lira, surge como uma medida essencial para corrigir essa disparidade tributária. A proposta visa revogar a isenção de imposto de importação para encomendas feitas por meio de plataformas de e-commerce internacionais, trazendo equilíbrio e justiça ao sistema tributário.

🛑 É crucial ressaltar que essa falta de isonomia tributária foi ocasionada por uma portaria do governo federal que isentou as vendas dessas plataformas estrangeiras de imposto de importação até o valor de US$ 50. Esta medida desfavorece gravemente a indústria e o varejo brasileiros, que enfrentam dificuldades para competir com preços inalcançáveis.

O impacto negativo dessa situação já é visível, com o fechamento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, e a consequente perda de milhares de empregos. Como maior empregador privado do Brasil, o varejo é um pilar fundamental da nossa economia, responsável por mais de 10 milhões de vagas, muitas delas ocupadas por mulheres.

Portanto, o pedido é para que todas as Deputadas e Deputados Federais apoiem o relatório do Deputado Átila Lira sobre o Projeto de Lei nº 914/24. É hora de agir em defesa dos interesses da indústria e do varejo brasileiros, garantindo justiça tributária e proteção aos nossos postos de trabalho.

SindiVarejista de Campinas e Região

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram