Home  > Notícias do Varejo  > Centro de Convivência Cultural é entregue oficialmente com presença de autoridades e emoção

Centro de Convivência Cultural é entregue oficialmente com presença de autoridades e emoção

Entre as autoridades presentes, destacou-se a participação da presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito

A Prefeitura de Campinas realizou, na manhã da última quinta-feira, 10 de julho, a cerimônia oficial de entrega das obras do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, localizado no bairro Cambuí. A solenidade marca o encerramento das intervenções físicas no complexo e dá início à fase de estruturação da infraestrutura cultural e operacional do espaço, considerado um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade.

Entre as autoridades presentes, destacou-se a participação da presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, que celebrou com entusiasmo a reabertura do teatro. “Este espaço faz parte da minha história. Assisti aqui espetáculos que marcaram minha juventude, como a peça ‘A Gaiola das Loucas’, com Diogo Vilela, nos anos 1990. Foi inesquecível. Estou muito feliz em ver este teatro novamente aberto à população, com tanta qualidade e respeito à memória cultural da cidade”, destacou.

A cerimônia contou com uma apresentação inédita da companhia LightWire, que combina dança, luz e tecnologia em uma performance de nível internacional, além de um show da Companhia Atena e da jovem pianista Amelie Uchoa, de apenas 8 anos.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou a grandiosidade da obra. “É um complexo cultural que a cidade esperava há mais de uma década. Esta foi uma das maiores reformas já feitas em Campinas e agora temos um dos melhores centros culturais do interior do país”, afirmou.

Nova fase cultural

Com a entrega da obra física, a Secretaria Municipal de Infraestrutura transfere o prédio à Secretaria de Cultura e Turismo, que inicia os trâmites legais para aquisição de mobiliário, equipamentos e contratação de serviços, como bilheteria, segurança e controle de acesso.

Entre julho e setembro, serão realizados processos de licitação para instalação de restaurante/café, contratação de equipes técnicas e aquisição de móveis para camarins, salas administrativas, foyer, bilheteria, coxias, copa, sanitários – inclusive acessíveis –, além da sala de ensaio da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Cultura e memória

Para a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a reabertura do Centro de Convivência representa mais do que a entrega de uma obra. “É um presente para quem nunca deixou de sonhar com a volta desse espaço. A Cultura é direito, é patrimônio e é memória. Campinas, que completa 251 anos, ganha de volta um símbolo cultural que marcou gerações”, disse.

Chamada para doações

A Prefeitura de Campinas abriu chamamento público para doações de mobiliário, eletroeletrônicos e lustres para o Centro de Convivência. As doações devem ser formalizadas até 30 de agosto de 2025, por e-mail: gabinete.cultura@campinas.sp.gov.br.

Eventos-piloto e programação oficial

A previsão é que, a partir de outubro de 2025, o espaço comece a receber eventos-piloto, como apresentações, exposições e shows, que servirão como testes técnicos antes do lançamento da programação oficial de eventos, prevista para 2026.

Obra histórica e investimento

Com um investimento total de R$ 62,4 milhões, a revitalização do Centro de Convivência é uma das maiores já realizadas na área cultural de Campinas. A modernização devolve à cidade um espaço com infraestrutura técnica de ponta, acessibilidade e condições para receber eventos de todos os tipos.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a obra utilizou tecnologias avançadas e foi dividida em duas etapas: a primeira, concluída em novembro de 2023, contemplou a reforma estrutural, hidráulica e elétrica. A segunda, iniciada em maio de 2024, envolveu a instalação de poltronas, piso vinílico, iluminação cênica, cenotecnia, sistema de áudio e vídeo, além das varas cênicas motorizadas, concha acústica e cabine de audiodescrição.

Proteção e preservação

O teatro também ganhou um cercamento aprovado pelo Condepacc, com 295 metros lineares de gradis, 19 portões de acesso e investimento de R$ 350 mil, por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A medida visa preservar o patrimônio contra vandalismo e mau uso.

Legado para as artes

A entrega do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes representa um novo capítulo para as artes cênicas em Campinas. Com estrutura comparável a grandes casas de espetáculo do país, o espaço reafirma a vocação da cidade como um polo cultural no interior de São Paulo.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook  e  Instagram