Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de Campinas encerra abril com saldo negativo de empregos

Comércio de Campinas encerra abril com saldo negativo de empregos

Resultado contrapõe o saldo positivo de abril do ano passado; dados são do SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP

O comércio de Campinas encerrou o mês de abril com um saldo negativo de empregos, um total de menos 38 postos de trabalho, segundo dados do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse é o resultado de 3.012 admissões contra 3.050 desligamentos. Tal resultado contrapõe o saldo positivo de abril do ano passado, quando houve geração de 199 postos de trabalho com carteira assinada.

Apesar de negativo, os dados refletem uma melhora na geração de emprego: nos meses de janeiro e março, por exemplo, o saldo negativo foi de 800 e 436 postos de trabalho fechados, respectivamente.

O dado geral de abril foi influenciado pelo desempenho das lojas de vestuário, tecido e calçados (-67 vagas) e pelo grupo de outras atividades (-44 vagas). Já o melhor desempenho ocorreu nos supermercados (+59 vagas). No quadrimestre há uma perda de 1.251 vagas, com destaque também para as lojas de vestuário, tecido e calçados (-777 vagas). O mesmo grupo de atividades lidera a perda em 12 meses. Observa-se que de maio de 2018 a abril de 2019 o varejo local perdeu um total de 653 empregos formais.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, o resultado é motivado pela  queda de confiança do empresário diante do baixo crescimento da economia e da demora nas tramitações das reformas Tributária e da Previdência no Congresso.  “Os levantamentos dos próximos meses, como maio, junho e julho, devem indicar bons desempenhos em comparação ao mesmo período do ano passado, pois naquela ocasião ocorreu a greve dos caminhoneiros que impactou de forma negativa o mercado de trabalho, principalmente o comércio”, explicou.

Assim, os saldos devem seguir positivos, mas ainda não haverá a recuperação total das vagas perdidas em anos anteriores.


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook  Instagram e Linkedin