Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de rua terá ponto facultativo na segunda-feira, feriado de Independência

Comércio de rua terá ponto facultativo na segunda-feira, feriado de Independência

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, este será o primeiro feriado no qual o comércio abrirá por oito horas diárias

O comércio da área central de Campinas vai funcionar facultativamente, ou seja, sem a obrigatoriedade de abrir, das 9h às 17h, na próxima segunda-feira, feriado comemorativo à Independência do Brasil (7).

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, este será o primeiro feriado no qual o comércio abrirá por oito horas diárias. O calendário do funcionamento do comércio durante o ano, definido previamente por entidades de classe, está disponível no site https://www.calendariodocomercio.com.

A definição do ponto facultativo do comércio na área central ocorreu no começo do ano quando representantes de entidades da categoria definem o calendário do comércio. O calendário é definido entre SindiVarejista, Acic e Sindilojas.

Os shoppings funcionarão com o horário de domingo: do meio-dia às 20h.

A ampliação no horário de funcionamento animou o setor e sinalizou uma retomada nas vendas. No período de 17 a 28 de agosto foram registradas 12.220 consultas de CPF junto à Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), contra 10.206 na semana anterior, de 1º a 16, o que representa uma variação de 2.014 consultas — cerca de 20% a mais, segundo os dados da Acic.

A ampliação das vendas por até oito horas ajudou a dar mais tempo ao consumidor de ir as compras de forma mais tranquila. “Essa retomada está acontecendo, esse novo normal e os comerciantes estão se adequando a isso. Ainda é cedo para traçar estimativa. Mas estamos mais otimistas e de olho nas datas comemorativas que se aproximam “, afirmou.