Home  > Notícias do Varejo  > Comércio pode fechar 2012 com alta de 9,1%, diz CNC

Comércio pode fechar 2012 com alta de 9,1%, diz CNC

Para 2013, a previsão é de crescimento de 7,5%.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou nesta terça-feira (15) que o volume de vendas do varejo brasileiro em 2012 deve registrar crescimento de 9,1%, puxado por móveis e eletrodomésticos (12,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11%). Para dezembro de 2012, a projeção é que o varejo feche o mês com recuo de 0,4%, diz a CNC. Para 2013, a previsão é de crescimento de 7,5%.

Fabio Bentes, economista da confederação, explica que, nos últimos meses, o comércio tem sido impactado pela conjuntura favorável do mercado de trabalho, com expansão da massa de rendimentos (8,3% sobre outubro de 2011).

“O aumento de 8,2% na concessão de crédito ao consumidor mostra maior demanda por empréstimos e financiamentos. As taxas de juros estão 9,9 pontos percentuais abaixo do patamar de novembro de 2011, e o prazo médio de quitação dos recursos, hoje em 626 dias, é 5,2% maior no mesmo período”, disse Bentes.

Em novembro, o volume de vendas no comércio varejista brasileiro cresceu 0,3%, em comparação com outubro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça. A alta no mês foi puxada pelos ramos de artigos de uso pessoal e doméstico (+4,2%) e de tecidos, vestuário e calçados (+2,1%). O IBGE calculou para 2012 um crescimento de 8,6%.

Fonte: Varejista.com