Moda: valoriza experiências e conveniência pra vender mais no Natal
A moda costuma ser uma categoria muito procurada para presentes e autorrecompensas no fim de ano. Consumidores buscam tanto praticidade quanto um toque de exclusividade. Para aproveitar essa demanda, é interessante investir em estratégias focadas em diferenciação e em facilitar a experiência de compra. Confere algumas a seguir.
- Combina moda e conveniência com o marketplace: vender em marketplaces é uma excelente forma de expandir a visibilidade da tua marca. Plataformas como Shopee, Mercado Livre e Amazon têm alta relevância e facilitam o processo de compra. No entanto, é essencial entender as melhores práticas de cada plataforma. Para dar o primeiro passo com segurança, a gente oferece o curso gratuito “Como vender no marketplace” que guia a criação e gestão do teu perfil nesses canais. Acessa aqui para conhecer.
- Aposta em kits presenteáveis: criar kits de Natal com roupas e acessórios, incluindo desde looks completos até itens combináveis, pode aumentar o ticket médio e ajudar a reduzir estoques. Então, capricha na apresentação, com embalagens e tags de fim de ano que transmitam cuidado e atenção ao cliente.
- Estratégia nas redes sociais para engajar clientes: reforça a tua presença digital com conteúdos que mostrem as peças de forma criativa e inspirem combinações. Ferramentas como Instagram e WhatsApp também podem ser usadas para fidelizar clientes. Acessa aqui o nosso curso gratuito online “Venda online com marketing raiz: WhatsApp e Instagram para lucrar mais” que ajuda a entender estratégias práticas para atrair e converter clientes nessas plataformas.
Alimentos e bebidas: experiências sazonais e personalização
O setor de alimentos e bebidas também pode vender mais no Natal ao oferecer produtos exclusivos e com uma proposta de experiência que enriqueça o momento das festas. Para isso, existem alguns caminhos, como:
- Desenvolver produtos e sabores sazonais: incorporar itens com sabores típicos do Natal, como panetones, biscoitos de especiarias, bebidas com toques de canela ou nozes, é uma forma de conquistar a atenção dos consumidores que buscam novidades. Além disso, destaca o frescor e a origem local dos ingredientes, agregando valor aos produtos, apostando na indicação geográfica. Quer saber mais sobre isso? Acessa aqui o post completo.
- Embalagens especiais e opções para presente: embalar teus produtos com uma apresentação diferenciada é essencial nessa época. Caixas para presentes, laços e embalagens reutilizáveis criam uma experiência de unboxing que encanta o cliente. Além disso, pensa em opções de combos com bebidas e alimentos, ideais para presentear e para o consumo nas celebrações familiares.
- Fidelização de clientes: o fim de ano é uma excelente oportunidade para fortalecer a relação com os clientes mais frequentes, oferecendo descontos exclusivos, promoções progressivas (quanto mais comprar, maior o desconto) ou um cartão fidelidade. Quer saber mais sobre como implementar essas estratégias de fidelização? Confere o nosso post completo “Fidelização: motivos para o cliente comprar mais vezes da empresa”.