Home  > Notícias do Varejo  > Comunicado do SindiVarejista para medidas urgentes no comércio

Comunicado do SindiVarejista para medidas urgentes no comércio

O SindiVarejista de Campinas e Região vem mais uma vez reforçar a necessidade de medidas de amparo à economia e aos empregos do setor. Sem a reabertura do comércio de forma imediata, não haverá condições de milhares de empresas se recuperarem e conseguirem sobreviver à pandemia. O SindiVarejista destaca que não é possível assistir, passivamente, […]

O SindiVarejista de Campinas e Região vem mais uma vez reforçar a necessidade de medidas de amparo à economia e aos empregos do setor. Sem a reabertura do comércio de forma imediata, não haverá condições de milhares de empresas se recuperarem e conseguirem sobreviver à pandemia. O SindiVarejista destaca que não é possível assistir, passivamente, à extinção de milhares de empresas e que se faz emergencial a atuação conjunta pela reconstrução econômica do país.

Mas para isso é necessária a urgente participação de todos. Desde o âmbito municipal, estadual até o federal. Cada um fazendo ações mínimas, não só na preservação de postos de trabalho, mas também de respaldo as empresas que estão fechadas e sofrendo para manter um faturamento mínimo. Muitas não terão condições de efetuar o pagamento de seus funcionários.

Um exemplo local que deveria ser seguido é o que teve a Prefeitura de Indaiatuba que prorrogou por 90 dias as parcelas de tributos municipais. Esse pleito, entre outros, foi solicitado pelo SindiVarejista à todas as prefeituras da região por meio de ofícios. Mas é preciso que o Estado também enxergue meios de respaldo as empresas, assim como na esfera federal, são essenciais a retomada das medidas emergenciais de proteção ao trabalho e renda das famílias, com suspensão de contratos e redução de jornada e de salários, com apoio do governo para complemento de renda.

Assim, se faz urgente ações  que busquem a equalização entre as medidas de contenção de propagação do vírus, mas com a necessidade  da sobrevivência de empresas e empregos. E nesse contexto, além de políticas públicas de mitigação, assistência e complementação de renda  aos cidadãos afetados pela pandemia, há que se ter olhos para políticas públicas efetivas a fim de que hajam instrumentos de isenção e prorrogação de impostos, financiamento de folha de pagamento e de disponibilização de  crédito para a sobrevivência das empresas,  não bastando apenas anúncios, mas ações efetivas e menos burocráticas das esferas federal, estadual e municipal, para que estas ações cheguem ao empresário, que com acesso a elas,  possibilite a manutenção de empresas e empregos bem como das relações de trabalho necessárias para a manutenção do tecido social.

Ainda neste contexto e dentro de sua atuação pela categoria patronal e da sua responsabilidade social neste momento, em que se busca, principalmente a preservação de postos de trabalho e a sobrevivência das empresas, o SindiVarejista também tem tentado negociar um novo Aditamento junto aos sindicatos dos empregados com a intenção de dar segurança jurídica às empresas em questões diversas como redução de jornada e de salários, suspensão de contratos, banco de horas entre outros assuntos. Porém, até o momento não obtivemos nenhuma resposta para dar início as tratativas.

O sindicato dos empregados não dá retorno as dezenas de solicitações feitas pelo SindiVarejista para uma negociação que irá beneficiar o setor e preservar empresas e consequentemente os empregos. Estamos esbarrando na sistemática recusa do sindicato profissional em estabelecer uma regra negociada que abrangesse toda a categoria, tendo sido manifestado pelo sindicato profissional que preferia firmar acordos pontuais.

O SindiVarejista protocolou nessa segunda-feira, 12 de abril, um ofício na Superintendência Regional do Trabalho em Campinas solicitando o agendamento de uma mediação junto ao Sindicato dos Empregados no comércio de Campinas. A intenção é estabelecer objetivamente critérios que nortearão as relações e os contratos de trabalho, redução de jornada de trabalho com proporcional redução salarial, suspensão de contratos de trabalho, preservação de empregos e a preservação das atividades das empresas neste período de quarentena imposto pela pandemia da covid-19.

O SindiVarejista de Campinas vem se empenhando diuturnamente em um instrumento negociado, mas para isso tem que contar com a boa vontade e reciprocidade do sindicato profissional, o que até aqui ainda não ocorreu. Continuaremos sempre tentando um instrumento abrangente que facilite as relações de trabalho neste período delicado. Vale destacar também que estamos atentos a tudo o que vem ocorrendo e pedimos que você associado, continue encaminhando suas dúvidas e necessidades para mais uma vez tentarmos destravar essa negociação.

__________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram