Home  > Notícias do Varejo  > Contratações para o Natal devem cair 47% em Campinas

Contratações para o Natal devem cair 47% em Campinas

A expectativa é de que sejam contratados 5,7 mil pessoas na cidade, ante 10,9 mil no ano passado. Este é o pior resultado desde 2002

Os números da primeira prévia da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) sobre a contratação de funcionários temporários para o Natal não são nada animadores. De acordo com o economista da associação, Laerte Martins, a previsão é de queda de 47% no número de postos abertos.

A expectativa é de que sejam contratados 5,7 mil pessoas na cidade, ante 10,9 mil no ano passado. “Este é o pior cenário desde que começamos a analisar os dados, em 2002. Pela primeira vez, temos um número negativo. Até então, o pior ano havia sido 2014, com crescimento de 3,5% nas contrataçõotilde;es”, comenta Martins.

De acordo com o economista, a prudência dos comerciantes é devido à incerteza do mercado e a queda frequente nas vendas em todos os meses deste ano. “Só em setembro, as vendas caíram 5% em relação ao ano passado. Não existem boas expetativas, por isso, o comerciante também prefere ser mais cauteloso”, comenta.

Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a previsão é a mesma: 11,7 mil contratações de temporários, ante 22,3 mil em 2014.

Indústria

A crise que atinge o comércio também traz prejuízo para a indústria. Segundo a regional do Ciesp
Campinas – que representa a indústria da região – 93% dos 500 associados afirmaram que não irão
investir em 2016, de acordo com a última sondagem, em setembro.

Fonte: Metro