Home  > Notícias do Varejo  > Davi Zaia: em defesa do desenvolvimento do comércio na RMC

Davi Zaia: em defesa do desenvolvimento do comércio na RMC

O deputado estadual reeleito com 68.658 votos é o 5º político da série de entrevistas para o site do Sindivarejista

Reeleito com 68.658 votos, o deputado estadual Davi Zaia dá continuidade à série de entrevistas com os políticos eleitos da RMC para o site do Sindivarejista. Na Assembleia Legislativa, ele exerce a função de segundo vice-presidente.

Formado em Filosofia pela PUC de Campinas, o deputado já presidiu o Sindicato dos Bancários do município por três mandatos consecutivos.

O que o senhor pretende fazer em relação ao comércio da região de Campinas?
Sou presidente da Comissão Permanente de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa e vejo os interesses do comércio na Região Metropolitana de Campinas como sendo de importância fundamental para o seu desenvolvimento. O comércio da RMC, ao lado da indústria e do setor de serviços, tem sido responsável pela grande demanda de postos de trabalho, com níveis muito altos de empregos gerados. Nosso papel, enquanto deputado, é o de estar atento às demandas e as necessidades da população e dos setores econômicos da sociedade, incluindo o comércio, que na região cresce em função também do desempenho da indústria. Nesse sentido, o governo deve continuar incentivando o desenvolvimento econômico do Estado, aquecendo nossa economia, elevando a massa salarial e o poder de compra da população.

Na sua opinião, que tipos de investimentos poderiam gerar o desenvolvimento do comércio varejista?
Na medida em que a economia permanece aquecida as vendas no comércio são favorecidas. A questão cambial me preocupa porque tem a sua influência na competitividade de nossa indústria frente à concorrência internacional, gera dificuldades para o setor exportador e influencia a geração de empregos e de renda para a população, com reflexos que podem ser negativos para o comércio no futuro. Os números, entretanto, afastam essa hipótese no momento. A questão da infraestrutura também é importante. Nosso Estado conta com boas estradas, mas temos pontos de estrangulamento nos aeroportos, por exemplo, com exceção de Viracopos, que ainda pode ser ampliado, porque a capacidade de atendimento da demanda dos demais está esgotada. São questões que devem ser objeto de atenção especial. Nosso papel é o de contribuir para criar facilidades para o desenvolvimento da economia, de modo que novos investimentos possam ser criados.

O senhor planeja ou já tem algum projeto na área legislativa?
Na questão tributária, apresentamos um projeto de lei em tramitação que propõe a redistribuição do ICMS entre os municípios para ajudá-los a se desenvolver de modo mais equitativo e de forma a evitar desequilíbrios entre eles. Assim podemos ter um desenvolvimento de maior harmonia entre os municípios, o que também será benéfico para os municípios cujo desempenho econômico é menor em comparação aos demais, além de resolver demandas em áreas sociais, como a educação, saúde e moradia, em cidades de maior densidade populacional, mas de arrecadação tributária insuficiente para as suas necessidades.

Como deputado estadual o senhor já desenvolveu alguma ação em defesa do varejo?
Esse é o meu primeiro mandato parlamentar como deputado estadual. Não apresentei, nesses primeiros quatro anos, iniciativa diretamente relacionada ao setor do varejo, mas estarei sempre disposto a corresponder às solicitações que receber. Resido em Campinas e estou à disposição de minha região, embora como deputado estadual esteja preocupado com as questões gerais do Estado, que também afetam Campinas e região. Recentemente, com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, conseguimos a criação de mais uma praça de pedágio para aliviar os custos de deslocamentos entre os municípios, para quem trabalha em Campinas e reside em Jaguariuna e vice-versa. É um exemplo de iniciativa que beneficia os moradores e dessa forma favorece diferentes segmentos da sociedade. Outra nossa iniciativa, em conjunto com os sindicatos patronais e de empregados de empresas de confecção e de vestuário, foram as gestões junto ao Governo do Estado que resultaram na redução da alíquota de ICMS de 12% para 7% nos produtos do setor, que contribuiu para a permanência das empresas no Estado e a manutenção de empregos, porque essas empresas também geram muitos postos de trabalho. Temos mais quatro anos de trabalho na Assembleia Legislativa para continuar procurando ajudar a desenvolver o Estado e a Região de Campinas, em particular.

Acompanhe a atuação do deputado Davi Zaia pelo endereço http://www.deputadodavizaia.com.br/. O e-mail é: dzaia@al.sp.gov.br

Veja as outras entrevistas da série Perspectivas do Varejo:

Jonas Donizette

Guilherme Campos