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Dia dos Namorados: confira 10 dicas do Sebrae para vender mais na data

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta um crescimento de 10% para as vendas do Dia dos Namorados em 2023

O Dia dos Namorados merece um planejamento cuidadoso e audacioso para expandir vendas e garantir melhores resultados no varejo, então prepare sua loja para oferecer o melhor aos casais apaixonados que querem impressionar e agradar as pessoas que tanto amam. O dia 12 de junho pode até ser dos namorados, mas a data é para todos os casais: desde os que acabaram de se conhecer até os casados há anos – afinal, todo mundo quer presentear o companheiro e celebrar o amor.

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta um crescimento de 10% para as vendas do Dia dos Namorados em 2023. A expectativa é de 100 milhões de consumidores irem às compras. É muita gente!

Os presentes mais procurados, segundo a associação, serão roupas, moda praia e íntima, perfumaria, cosméticos e maquiagem, calçados e acessórios e tecnologia e eletroeletrônicos.

Vale destacar que a data só perde em volume de vendas para o Natal e o Dia das Mães.

Por isso, confira abaixo oito dicas do Sebrae para você criar a melhor estratégia de promoção de vendas, elaborar uma campanha apaixonante e lucrar muito. São ideias simples e fáceis de implementar, mas que dependem de um bom planejamento.

10 DICAS DO SEBRAE PARA TER SUCESSO NAS VENDAS

1 – Planejamento

Para focar as estratégias de vendas, é muito importante se planejar. Separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade e controlar melhor o estoque.

Preste bastante atenção ao seu estoque para os produtos não esgotarem antes do Dia dos Namorados. Não há nada mais decepcionante para um cliente do que ir à loja em busca de algo que você anunciou e sair com as mãos abanando. Uma boa sugestão é fazer um calendário anual para ajudar a se programar com antecedência para as datas especiais. Aproveite também o seu estoque e varie em forma de kits de vendas. Ofereça condições especiais de pagamentos e trocas.

2 – É no débito ou no crédito?

As máquinas de cartão são o principal meio de pagamento do comércio brasileiro. Com elas, a sua empresa pode aumentar as vendas e o faturamento porque passa a oferecer variadas opções de pagamento, como o rotativo (a prazo ou parcelado) ou o débito.

O PIX também é uma ótima oportunidade para você colocar a disposição em sua loja. Veja aqui como criar um QR Code para receber pagamentos no seu comércio!

3 – Atenda em todas as plataformas disponíveis

Grande parte das pessoas no Brasil deixam para resolver o presente de quem ama na última hora. O aumento da demanda já é esperado. Assim, é superimportante se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade.

Os avanços tecnológicos e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o WhatsApp Business é uma forma de fidelizar o cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor está cada dia mais exigente e não gosta de esperar.

O WhatsApp Business oferece inúmeros recursos a custo zero. A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Com esse recurso, você garante a atenção do cliente, que vai acabar visualizando a mensagem de uma forma ou de outra.

É importante usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo relevante ao cliente, as vendas ocorrerão naturalmente. Para criar a lista, é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e que você tenha também os contatos delas salvos no seu aparelho.

4– Redes sociais

Mais da metade da população brasileira está presente na internet por celular ou por computadores. As empresas perceberam que apenas as vendas em lojas fixas não eram suficientes. Por isso começaram a utilizar outro meio de comunicação muito mais rápido e objetivo: as redes sociais.

Use e abuse da divulgação de fotos de produtos e serviços que valorizem sua marca. Veja as tendências do momento e não tenha medo de utilizar hashtags, GIFs, memes, fotografias de qualidade, figuras, gráficos e vídeos. Todos eles têm muito mais engajamento do que textos para a maioria dos negócios, ainda mais para quem trabalha com moda, produtos de beleza e acessórios.

5 – A integração entre o on-line e o off-line

Estima-se que até 2025 o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, como também representará quase 39% do crescimento total das vendas no varejo.

Portanto, é importante perceber como poderá integrar os canais virtuais e físicos a favor dos resultados da sua empresa.

6 – Experiência

Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos para datas especiais. Tenha em mente que a data é temporária, já os clientes não. Faça com que o consumidor viva uma boa experiência para que sinta que fez um bom negócio e tenha vontade de voltar. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.

Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria oferecida ou que o cliente está pedindo. Procure oferecer embalagens personalizadas. Além de agradar o cliente, a marca será lembrada e possivelmente indicada para outras pessoas.

7 – Torne incrível a experiência do seu cliente

Ainda sobre experiência. Você conseguiu decorar de maneira tão atrativa a sua vitrine que o seu consumidor decidiu entrar na sua loja. Agora é a hora de fazê-lo se sentir bem e confortável.

Pense em como cativá-lo com uma experiência única: deixe um buffet à disposição, coloque um som ambiente, ofereça serviço de manobrista e tudo mais o que possa ser do agrado dele.

Saiba que, se ele tiver uma experiência prazerosa, não só vai querer voltar, como também vai contar para amigos e familiares sobre a sua loja. Por isso, aposte alto na qualidade do atendimento e do tratamento ao cliente.

8Aumente o ticket médio

Você pode oferecer mais produtos para compor o presente. É importante evidenciar o custo-benefício dessas aquisições. Ofereça descontos progressivos por volume. Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Dessa maneira, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.

9 – Selecione os produtos que vão entrar em promoção

Visando às estratégias de vendas, é muito importante separar os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Dessa forma, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade, além de controlar melhor o seu estoque.

Falando nisso, preste bastante atenção para que esses produtos não se esgotem antes do Dia dos Namorados! Não há nada mais decepcionante para um cliente do que ir à loja em busca de algo que você anunciou e sair com as mãos abanando.

10 – Defina como vai divulgar a sua promoção

Muitas são as formas de divulgação: vitrine, fachada da loja, e-mail marketing, WhatsApp, Telegram, telefone, entre outras.

Use e abuse do Facebook e do Instagram, fazendo postagens voltadas para a data, patrocinando os conteúdos e, sobretudo, explicando muito bem para os usuários quais são as vantagens e as regras das promoções que está oferecendo.

Se você ainda tem uma presença digital tímida, o melhor é investir na propaganda boca a boca. Sempre que um cliente aparecer em seu negócio, fale para ele da promoção que está organizando, informe horários diferenciados de atendimento e convide-o para participar.

Oriente colaboradores a ligar para os clientes cadastrados e explicar os benefícios e as vantagens que sua empresa está oferecendo.


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