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Dia dos Namorados deve impulsionar vendas no varejo com alta de até 5%

A expectativa é do Sindivarejista de Campinas, que aponta aquecimento especialmente nos segmentos mais tradicionais para a data

Com a chegada do Dia dos Namorados 2025, celebrado na próxima quinta-feira, 12 de junho, o comércio da região de Campinas projeta um crescimento de até 5% nas vendas do varejo em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é do Sindivarejista de Campinas, que aponta aquecimento especialmente nos segmentos mais tradicionais para a data, como perfumaria, cosméticos, vestuário, calçados, joias, eletrônicos e presentes personalizados. Veja abaixo dicas de como vender mais na data.

Mercado de trabalho aquecido estimula consumo

A previsão positiva se apoia no bom momento da economia local. De acordo com dados do Novo Caged, apenas no primeiro quadrimestre de 2025, Campinas criou 7,7 mil empregos formais, sendo 448 vagas no comércio varejista — o melhor desempenho do setor no período nos últimos anos.

“Esse cenário de emprego aquecido e maior segurança financeira tende a estimular os consumidores a investirem mais em presentes e experiências para celebrar a data. Por outro lado, fatores como inflação persistente e juros altos ainda impõem cautela a parte da população”, explicou a presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito.

Presentes românticos e experiências seguem em alta

Tradicionalmente, o Dia dos Namorados movimenta o varejo em diferentes frentes. Entre os itens mais procurados estão:

• Perfumes e cosméticos
• Roupas e calçados de inverno
• Joias, acessórios e eletrônicos
• Flores, chocolates e cestas de café da manhã personalizadas
• Jantares românticos em bares e restaurantes

 

Além das lojas físicas, estabelecimentos gastronômicos também aproveitam a data para atrair casais com cardápios temáticos e reservas especiais. “A união entre presentes e experiências fortalece o apelo emocional da data, fator decisivo na conversão de vendas”, afirmou.

 

Frio pode aumentar ainda mais o movimento no comércio

Outro elemento que pode favorecer as vendas é o clima frio previsto para a semana do Dia dos Namorados em Campinas. As temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 13°C, com máximas abaixo dos 23°C, o que tende a impulsionar as vendas de casacos, botas, acessórios de inverno e pratos quentes.

“Os lojistas que se prepararam para aliar a sazonalidade ao apelo romântico da data — com vitrines temáticas, promoções para compras em casal e estratégias omnichannel — têm potencial de superar as expectativas de vendas para o mês de junho”, afirmou Sanae.

Oportunidade estratégica para o comércio local

“Para os comerciantes, o Dia dos Namorados representa mais do que um pico sazonal: é uma chance de fortalecer a marca, fidelizar clientes e expandir sua presença no ambiente físico e digital. A combinação de campanhas promocionais, atendimento personalizado e presença ativa nas redes sociais é essencial para se destacar no período”, finalizou a presidente.

Veja dicas de como vender mais no Dia dos Namorados

Agora, que você já sabe a perspectitva de crescimento nas vendas para a data confira algumas dicas simples e fáceis de implementar nos próximos dias.

1 – Planejamento

Para focar as estratégias de vendas, é muito importante se planejar. Separe os produtos que a sua loja vai colocar em destaque. Assim, você consegue transmitir ao seu público um senso de oportunidade e controlar melhor o estoque.

Preste bastante atenção ao seu estoque para os produtos não esgotarem antes do Dia dos Namorados. Não há nada mais decepcionante para um cliente do que ir à loja em busca de algo que você anunciou e sair com as mãos abanando. Uma boa sugestão é fazer um calendário anual para ajudar a se programar com antecedência para as datas especiais. Aproveite também o seu estoque e varie em forma de kits de vendas. Ofereça condições especiais de pagamentos e trocas.

 

É no débito ou no crédito?

As máquinas de cartão são o principal meio de pagamento do comércio brasileiro. Com elas, a sua empresa pode aumentar as vendas e o faturamento porque passa a oferecer variadas opções de pagamento, como o rotativo (a prazo ou parcelado) ou o débito.

A máquina de cartão é tendência de mercado. Ela não deixa que você fique atrás da concorrência. Veja outras vantagens:

Um dos benefícios de se tornar um MEI é a facilidade de adquirir uma máquina de cartão de débito e crédito. Ao  formalizar sua empresa, há menos burocracia e sai mais barato.


2 – Atenda em todas as plataformas disponíveis

Grande parte das pessoas no Brasil deixam para resolver o presente de quem ama na última hora. O aumento da demanda já é esperado. Assim, é superimportante se preparar para conseguir atender os clientes com rapidez e agilidade.

Os avanços tecnológicos e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como o WhatsApp Business é uma forma de fidelizar o cliente. É essencial estar preparado para que o atendimento aconteça em tempo real. O consumidor está cada dia mais exigente e não gosta de esperar.

O WhatsApp Business oferece inúmeros recursos a custo zero. A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Com esse recurso, você garante a atenção do cliente, que vai acabar visualizando a mensagem de uma forma ou de outra.

É importante usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo relevante ao cliente, as vendas ocorrerão naturalmente. Para criar a lista, é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e que você tenha também os contatos delas salvos no seu aparelho.

 

3 – A integração entre o on-line e o off-line

Estima-se que até 2025 o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, como também representará quase 39% do crescimento total das vendas no varejo.

Portanto, é importante perceber como poderá integrar os canais virtuais e físicos a favor dos resultados da sua empresa.

 

4 – Experiência

Qualifique sua equipe para oferecer mais do que os produtos para datas especiais. Tenha em mente que a data é temporária, já os clientes não. Faça com que o consumidor viva uma boa experiência para que sinta que fez um bom negócio e tenha vontade de voltar. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.

Além disso, o vendedor deve conhecer profundamente todos os detalhes da mercadoria oferecida ou que o cliente está pedindo. Procure oferecer embalagens personalizadas. Além de agradar o cliente, a marca será lembrada e possivelmente indicada para outras pessoas.

 

5 – Aumente o ticket médio

Você pode oferecer mais produtos para compor o presente. É importante evidenciar o custo-benefício dessas aquisições. Ofereça descontos progressivos por volume. Se possível, tenha uma contrapartida como um brinde ou frete grátis em caso de vendas virtuais. Dessa maneira, você diminui seu estoque e ainda lucra mais.

 

6 – Redes sociais

Mais da metade da população brasileira está presente na internet por celular ou por computadores. As empresas perceberam que apenas as vendas em lojas fixas não eram suficientes. Por isso começaram a utilizar outro meio de comunicação muito mais rápido e objetivo: as redes sociais.

Use e abuse da divulgação de fotos de produtos e serviços que valorizem sua marca. Veja as tendências do momento e não tenha medo de utilizar hashtags, GIFs, memes, fotografias de qualidade, figuras, gráficos e vídeos. Todos eles têm muito mais engajamento do que textos para a maioria dos negócios, ainda mais para quem trabalha com moda, produtos de beleza e acessórios.

 

Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com o público. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda e curta os comentários. Mais de 80% dos clientes espera alguma resposta dentro de 24 horas. Então, mostre responsabilidade e cuidado com os seus clientes. Mantenha-se conectado.

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