Mesmo nas datas comemorativas, é possível dar aquele impulso nas vendas! Confira nesse artigo as dicas que preparamos para você.
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas especiais mais esperadas do ano. Principalmente pelo comércio, já que esta celebração pode resultar em um aumento significativo nas vendas.
Se você é dono de um pequeno negócio, aproveitar esta data é um passo estratégico importante. Afinal, é ela que pode o cenário de faturamento do seu mês.
Por isso, o Sebrae preparou algumas dicas para que seu empreendimento possa aproveitar ao máximo as oportunidades do Dia dos Pais.
Defina sua estratégia
Para impulsionar as vendas no Dia dos Pais, você precisa de uma estratégia de marketing eficaz e direcionada.
O primeiro passo para isso é definir seus objetivos. Pense em como você quer que a campanha impacte seu negócio. Algumas opções de objetivos são: aumentar as vendas, atrair novos clientes ou fortalecer a relação com os clientes atuais.
O segundo passo é entender o público-alvo. No Dia dos Pais, normalmente quem compra os presentes são os cônjuges, os filhos e os parentes. Por isso, a sua estratégia de Marketing deve ser focada nestas pessoas.
O terceiro passo é pensar nos produtos (ou serviços) que você irá vender e como você irá deixar essa venda atrativa. Lembre-se que esta é uma data focada em presentes para o público masculino.
Por isso, ofertas, promoções, descontos e brindes especiais podem fazer a diferença na sua estratégia de marketing para o Dia dos Pais.
Por último, divulgue a sua campanha. Você pode optar por produzir folhetos e folders e distribuí-los em locais parceiros. Mas, não esqueça dos seus canais digitais: redes sociais, e-mail marketing, listas no WhatsApp e site. Além de serem gratuitos, permitem um alcance mais amplo e direcionado, possibilitando interações em tempo real com o público-alvo.
Ofereça um atendimento
Outra forma de se destacar no Dia dos Pais é oferecer um atendimento consultivo, que ajude o cliente a descobrir o presente ideal de acordo com perfil de cada pai.
Para isso, ofereça um atendimento que ajude ao cliente a ter uma compra mais assertiva. Este atendimento pode ocorrer presencial (no seu estabelecimento) ou até mesmo remoto, via WhatsApp ou Instagram.
Isso pode ser feito por meio de perguntas específicas direcionadas a uma conversa aprofundada sobre os gostos e interesses do pai.
Após a definição do perfil, você pode fazer sugestões personalizadas de presentes, que se encaixem no perfil do pai, seja ele um pai esportivo, um pai que gosta de aventuras, um pai que aprecia momentos tranquilos, entre outros perfis.
Esteja preparado
Grande parte dos brasileiros acaba deixando para comprar presentes na última hora. Estar com seu estoque preparado para esta parcela da população pode ser um grande diferencial.
Além disso, você também pode disponibilizar serviços de entrega expressa para entregar aos compradores os produtos mais rapidamente.
Promoções e ofertas
Outra forma eficaz de atrair a atenção dos consumidores no Dia dos Pais é oferecer promoções e descontos especiais.
Um exemplo é ofertar descontos progressivos, como 10% de desconto em compras acima de R$100,00, 15% acima de R$ 150,00 e assim por diante.
Outra opção é criar descontos que incentivem a compra antecipada. Ou seja, seu negócio pode oferecer descontos ou vantagens exclusivas para quem comprar até uma data específica, como 15 dias antes do Dia dos Pais.
Caso você faça vendas online, ofertar frete grátis ou descontos no frete são decisivos para este tipo de compra.
Lembre-se que ofertas exclusivas ajudam a destacar sua marca e gerar um senso de urgência nos clientes.
Capriche na divulgação
Todos seus esforços podem ir por água abaixo se os clientes não tomarem conhecimento das ações que você está fazendo para o Dia dos Pais. Por isso, é fundamental investir em divulgação.
E as redes sociais são essenciais para promover a sua campanha. Aposte na criação de conteúdo relevante e de valor, como dicas de presentes, receitas para o almoço de Dia dos Pais, vídeos inspiradores ou até mesmo uma mensagem emocionante para os pais.
Além disso, promova o engajamento do público com interatividade através de perguntas, enquetes e desafios.
Outra estratégia é fazer colaborações com pais famosos ou formadores de opinião. Eles podem ajudar a promover produtos através de resenhas autênticas e participações em transmissões ao vivo.
Não tenha medo de investir em tráfego pago. Essa estratégia permite que você alcance um público mais amplo e segmentado e atraia mais compradores em potencial para as suas promoções e ofertas especiais.
Se você tem uma lista de clientes, aposte em campanhas de e-mail marketing com sugestões de presentes, descontos e promoções especiais. Além disso, utilize Chamadas Para Ação (CTAs) atrativas para incentivar os clientes a aproveitarem as ofertas.
Para finalizar, traga elementos que remetem à paternidade na linguagem e na comunicação visual das suas comunicações e ofertas.
Lembre-se que quem faz a maioria das compras são os filhos ou familiares, então ajuste a estratégia para atingir esse público.
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