Home  > Notícias do Varejo  > Enxuto será o primeiro supermercado certificado para receber pessoas com autismo

Enxuto será o primeiro supermercado certificado para receber pessoas com autismo

Os colaboradores das mais de 40 lojas da rede, receberão treinamentos, mentoria e participarão de palestras e workshops ministrados por especialistas em neurodiversidade

Em uma parceria inédita no setor, o Grupo Enxuto, rede de supermercados com mais de 40 lojas no interior de São Paulo, anunciou uma parceria com o projeto social TEAcolher Brasil para se tornar o primeiro varejista alimentar certificado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista em suas lojas.

Com a parceria, os colaboradores das mais de 40 lojas da rede, distribuídas pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro, receberão treinamentos, mentoria e participarão de palestras e workshops ministrados por especialistas em neurodiversidade.

O TEAcolher é um projeto sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas neurodiversas em diferentes setores da sociedade, oferecendo orientação técnica e mentoria para capacitar estabelecimentos a atenderem às necessidades dessa comunidade, tanto como colaboradores quanto como consumidores.

“Estamos empenhados em criar espaços onde todos os nossos clientes se sintam verdadeiramente acolhidos e respeitados. Esta parceria com o TEAcolher Brasil é um passo fundamental para tornar nossas unidades locais exemplos de inclusão e diversidade”, afirma Samuel Vânio Costa Júnior, CEO do Enxuto.

Por meio dos especialistas do TEAcolher Brasil, os colaboradores do Enxuto serão preparados para compreender e atender às demandas específicas dessa comunidade.

O intuito é oferecer ao time do Enxuto a possibilidade de compreenderem o universo neurodiverso, para que saibam como agir em diferentes situações, fazendo das lojas do Enxuto, espaços acolhedores, respeitosos e seguros para todas as pessoas, independentemente de suas características neurodiversas.

Seis milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país

De acordo com o estudo “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, realizado pelas startups Genial Care e Tismoo.me, estima-se que existam aproximadamente 6 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país.

A presidente do projeto TEAcolher Brasil, Luana Eloá, também destaca a importância dessa colaboração: “Estamos muito satisfeitos em receber o Enxuto Supermercados como nosso parceiro. Esta aliança não apenas contribuirá para a criação de espaços mais inclusivos, mas também é um passo significativo para transformar a sociedade em um lugar mais diverso e acolhedor para todos.”

“Estamos ansiosos para termos todos os nossos colaboradores 100% treinados, levando a informação e contribuindo para um ambiente mais inclusivo. Dessa forma reduzindo a discriminação e o preconceito, valorizando cada vez mais a capacidade de cada um e as suas limitações.”- Destaca Doane Christina Moda – Diretora de Marketing do Enxuto.

O projeto TEAcolher Brasil foi criado em 2018 em São Bernardo do Campo, pela advogada e mãe neuroatípica Luana Eloá, em busca do diagnóstico, tratamento adequado e inclusão escolar de seu filho autista Luhan Henry, hoje com 14 anos. Desde então, o projeto evoluiu para uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 900 famílias na região do ABC Paulista, incentivando empresários a transformarem suas organizações em locais inclusivos e respeitosos para a comunidade neurodiversa, além de oferecer treinamento, mentorias e palestras educativas em todo o país.

Com 60 anos de existência, o grupo supermercadista Enxuto já é conhecido no interior do estado de São Paulo e conta com mais de 40 supermercados espalhados pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro e no segmento de superproximidade com Enxuto Aqui instaladas em condomínios. Todas as unidades atendem os serviços de drive-thru e delivery.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram