Home  > Notícias do Varejo  > Especialista dá dicas para as pequenas empresas começarem bem 2011

Especialista dá dicas para as pequenas empresas começarem bem 2011

Daniela Khauaja, especialista em marketing, fala sobre quais as áreas as pequenas empresas devem investir seu orçamento de marketing durante esse ano.

Daniela Khauaja, especialista em marketing, fala sobre quais as áreas as pequenas empresas devem investir seu orçamento de marketing durante esse ano.

Uma pesquisa feita pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham) apontou que 99% dos executivos entrevistados esperam aumentar ou manter seus investimentos este ano.

Mas onde exatamente pretendem investir? Fica evidente o foco de investimentos nos ativos intangíveis: informação, marcas e pessoas. Dentre as tendências, as empresas darão mais destaque à inteligência da informação, o fortalecimento da gestão de marcas e a identificação de novas estratégias para gestão de relacionamento com clientes e demais públicos de interesse.

Com relação a pessoas, fica clara também a preocupação com a qualificação dos profissionais, por isso, as empresas apontam que uma das tendências é o investimento em formação e retenção de colaboradores das áreas comercial e de marketing.

Outra tendência relevante para pequenas e médias empresas é a velocidade crescente da inovação. Nosso país registra ainda poucas patentes em comparação com outros países emergentes, especialmente China e Índia. O investimento em um produto ou um modelo de negócios inovador em uma economia com previsão de forte crescimento é uma grande oportunidade para empreendedores.

Investir em projetos e práticas sustent&aacaacute;veis torna-se quase uma obrigação. Além disso, os profissionais de marketing preveem a intensificação da atuação em redes sociais. Segundo eles, termina a fase de aprendizado com atuação passiva e chega o momento de tirar maior proveito dessa importante ferramenta.