Home  > Notícias do Varejo  > Exposição com telas dos alunos da rede pública continua até dia 28

Exposição com telas dos alunos da rede pública continua até dia 28

Vernissage ocorreu na sexta-feira e é fruto de um trabalho do Conexão Social SindiVarejista. Projeto tem apoio de parceiros.

A exposição itinerante “O trabalho é uma arte”, composta por 16 paineis pintados por alunos jovens e adultos da rede pública, foi aberta na última sexta-feira (9) no Senac Campinas, com a presença de autoridades, estudantes, professores e visitantes dispostos a conhecer mais o projeto. Um minidocumentário que mostra todo o processo de criação das telas e também foi exibido emocionando os presentes.

A mostra, aberta ao público, fica no local até o dia 28 deste mês e depois segue para o Sesc, Museu da Imagem e do Som (MIS) e por último ao Paço Municipal, já no mês de dezembro.

A exposição foi produzida por um grupo de 20 alunos, com idades entre 15 e 66 anos, que fazem parte da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da escola municipal Pierre Bohomme, na Vila Industrial. O trabalho é fruto de um projeto desenvolvido pelo Conexão Social SindiVarejista, junto com o programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, da Amatra XV (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região) e parceiros.

A oficina, dividida em quatro modulos, foi realizada sob a orientação do artista plástico Gustavo Nénão, reconhecido internacionalmente, que comandou a oficina de grafite com os estudantes, explicando a eles todo o processo de criação e téeacute;cnica.

A vernissage contou com a presença de representantes da esfera política e parceiros do SindiVarejista. Entre eles se destacou a secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, e o diretor de Educação, Juliano Pereira Mello. Também esteve na mostra, representando a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, esteve presente a assessora Isabel Pitta. Representantes do Sebrae, Sesc, MIS e da escola Pierre Bohomme também participaram da inauguração que contou com o lançamento do vídeo documentário contando como foram realizadas as oficinas.

O evento foi aberto pela juíza do Trabalho, Rita de Cássia Scangliusi do Carmo, que elogiou a parceria. "O projeto envolve valores muito importantes, envolve inclusão, cidadania e arte. Tudo que queremos em nosso programa. As telas ficaram lindas e agradeço muito a todos os envolvidos”, afirmou.

Na sequência, a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, falou um pouco sobre a importância do projeto para o Conexão Social, para os parceiros e para os estudantes. “Hoje é dia de agradecer, o SindiVarejista acredita na transformação de uma sociedade que faz e atua junto em busca de um sonho, do desenvolvimento”, disse.

A secretária de Educação afirmou que pretende estender a oficina de grafite para outras unidades. “É uma oportunidade de algo novo por meio da arte para esses estudantes. Isso mexe com as emoções, a arte atua internamente no ser humano e transforma. Essa parceria precisa continuar”, disse Solange.

Os alunos que participaram da oficina afirmaram estarem gratos pela oportunidade de aprender uma técnica nova e pela possibilidade de troca de conhecimento. "Participar da oficina, para mim, que voltei a estudar somente mais velho, é muito além do que eu poderia esperar", disse a aluna Damiana Anastasio.

 

Oficinas

Durante as oficinas, os alunos aprenderam sobre a teoria e o manuseio do spray, além de compreenderem a diferença do grafite em relação à pichação. As telas tiveram como ponto de partida a valorização do trabalho e foram pintadas por meio da técnica do estêncil – espécie de um molde em que se aplica a imagem. Com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva, os estudantes mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e da oficina dividida em quatro encontros.

O projeto também destacou a importância da atuação do cidadão ativo na sociedade, que compreende seus direitos e deveres. O projeto teve o apoio e atuação constante dos gestores da escola.

Para os profissionais que participaram da oficina, o resultado dos encontros foi um avanço em relação ao engajamento, conhecimento e transformação por meio da arte. O professor de Artes Rodrigo Neris, explicou que a oficina atendeu a uma demanda da escola em realizar atividades relacionadas ao desenho.

“Houve ação em equipe e envolvimento, um fato que nem sempre conseguimos, até pela história de vulnerabilidade e risco que muitos enfrentam, o afastamento e distanciamento são muito comuns”, acrescentou.

 

 

 

Confira aqui o documentário sobre a Oficina de Grafite "O Trabalho é uma Arte"

 

 

Serviço:

O que: Vernissage “O trabalho é uma arte”
Quando: até 28 de outubro – de 2ª à 6ª feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 15h
Onde: Senac Campinas. Rua Sacramento, 490 – Centro – Campinas.

Programação:
Senac –  09/10 à 28/10
SESC Campinas – 29/10
MIS (Museu da Imagem e do Som) – 17/11 à 28/11
Paço Municipal – durante mês de dezembro 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br