Home  > Notícias do Varejo  > FAT registra saldo de R$ 3,2 bilhões no semestre

FAT registra saldo de R$ 3,2 bilhões no semestre

Resultado representa aumento de 88,15% em relação a 2009. Recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador são oriundos, dentre outras fontes, da Contribuição Sindical

O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) registrou um saldo positivo de mais de R$ 3 milhões no primeiro semestre de 2010. O valor é 88,15% maior que o registrado no mesmo período de 2009, quando o saldo foi de R$ 1,7 bilhão. Os recursos do FAT são utilizados para custear os programas de Seguro-Desemprego e Abono Salarial e para financiamento de qualificação profissional e intermediação de empregos.

O FAT foi criado para ajudar os trabalhadores brasileiros nos momentos em que ele mais precisa, como no pagamento do seguro Desemprego e do Abono Salarial; e este resultado, com crescimento real, mostra de forma inequívoca a saúde financeira do fundo, que é muito bem administrado por seu conselho. Quem critica o fundo precisa rever sua posição, pois estamos fazendo com que ele cumpra seu princípio de servir ao trabalhador brasileiro”, comentou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

A principal fonte de arrecadação são as contribuições para o PIS/PASEP, pelo regime da Caixa Econômica Federal, que repassou ao fundo R$ 13,8 bilhões, valor 22,64% superior ao de 2009. Outras receitas repassaram R$ 5,3 bilhões ao FAT, um aumento de 5,25%.  Nessa conta, está incluído o repasse das Contribuições Sindicais que reverte 20% da arrecadação ao Fundo.

As empresas que recolhem a Contribuição Sindical muitas vezes não fazem ideia que estão fazendo uma ação social pois 20% é repassado para o FAT que, além de custear os programas de Seguro Desemprego e de Abono Salarial, serve também para financiar programas de desenvolvimento econômico e financiamentos através do BNDES, assim como para o treinamento de trabalhadores” disse Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista.