Home  > Notícias do Varejo  > Gestão de RH falou sobre ‘Demissão’. Veja aqui apresentação do 3º encontro

Gestão de RH falou sobre ‘Demissão’. Veja aqui apresentação do 3º encontro

O 3º encontro do Gestão de RH ocorreu em 10 de março, no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista. Próximo encontro será dia 14 de junho.

Participantes interagem durante terceiro encontro de Gestão de RH/Adriano Rosa
Participantes interagem durante terceiro encontro de Gestão de RH/Adriano Rosa

O terceiro encontro do Gestão de RH aconteceu no último dia 10 no Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista. A consultora de Recursos Humanos Ariana Gilberto, facilitadora do encontro, discutiu com cerca de 30 pessoas presentes o tema: ‘Como Reduzir Equipe e Manter Talentos”. O assunto é bastante complexo e atraiu a atenção de todos.

A abertura do encontro foi feita pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que apresentou números de processos trabalhistas e também da mediação extrajudicial no Direito do Trabalho feita pelo TRT. “Temos que ficar mais atentos, muitas coisas podemos resolver com uma simples conversa”, ressaltou. Ela também pediu para que os presentes sugerissem novos temas para os próximos encontros. “Não se esqueçam que o sindicato existe também para indicar caminhos novos para atender vocês. No que pudermos atender faremos, pois estamos aqui para isso”, afirmou.

Na sequência Ariana apresentou o tema do encontro aos presentes. “A demissão é ruim para ambos os lados. É um processo difícil é a última alternativa. Mas é preciso. Porém, não existe fórmula mágica é um trabalho árduo”. Ela pediu que os presentes colocassem no papel qual a maior dificuldade na hora de demitir. E, após isso, recolheu as anotações e comentou todas elas. Entre as dificuldades apontadas estavam: como escolher o profissional, como fazer isso com colegas que se tornaram amigos fora do trabalho.

Clique aqui e acesse a apresentação na íntegra

“Esse é um problema muito comum. Você passa horas com a pessoa e cria-se um laço. Mas o importante é manter a postura profissional. Evitar falar de trabalho depois do expediente. É difícil saber dosar, mas é preciso”, alertou.

Apesar de não existir ‘fórmula’ Ariana disse que há técnicas e métodos que ajudam os gestores a avaliar a melhor forma de reduzir o quadro de funcionários. “Uma dica é fazer um ranking de competências técnicas e comportamentais de cada funcionário. Com isso é possível enxergar à forma com que o colaborador realiza seu trabalho. Em uma loja, por exemplo, se ele sabe atender, falar com clientes etc. Já o comportamental refere-se a características como confiabilidade, relacionamento com colegas, por exemplo”, explicou.
Assim como as qualidades, os gestores devem listar também o que a especialista chama de “pontos a serem desenvolvidos”, que são as dificuldades e até defeitos que a pessoa tem e que precisam ser trabalhados.
Ariana explicou que, diante dos perfis traçados, é preciso analisar qual funcionário tem mais a oferecer à empresa, possui mais autonomia e maturidade neste momento. Ela também sugere observar com atenção os profissionais que têm perfil multitarefas e que consigam realizar várias atividades e papeis dentro do seu cargo. No entanto, ressalta a importância de não dar margem ao acúmulo de função, o que pode resultar em vários problemas trabalhistas.

Próximo encontro será no dia 14 de junho com o tema: ‘Motivação e Engajamento, o que está por trás é a Atitude’
Participe do Gestão de RH

O tema “Como reduzir a equipe e manter talentos” foi o tema do Gestão de RH realizado do mês de maio. Este é terceiro ano do projeto realizado pelo Conexão Empresarial SindiVarejsta. Na edição de 2015, o grupo tratou de assuntos relacionados ao “Regimento Interno” nas empresas do comércio para evitar futuros imbróglios trabalhistas na Justiça. Com o aprendizado ao longo do ano, muitos empresários implantaram o Regimento Interno em suas empresas, aplicando todo em seus negócios o conhecimento obtido nos encontros.

Inscrições podem ser feitas pelo telefone: (19) 3775-5560 ou pelo site.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br